segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Instrução Leonística: LIDERANÇA E VOLUNTARIADO (parte 1)

"Liderança" é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem e das organizações.

É possível ser líder sem ser chefe?

Existe uma diferença fundamental entre autoridade formal e liderança. Quando a autoridade é formal, a equipe adota as normas já incorporadas na figura da autoridade (presidente) e não as emanadas pela pessoa que ocupa o cargo.
Idealmente, todos os presidentes, diretores ou assessores deveriam ser líderes, mas algumas vezes isso não acontece. Esta é a diferença da liderança de fato para a liderança de direito.
Como se forma um líder?

A liderança é a autoridade que tem base pessoal e, portanto, depende das qualidades intrínsecas do líder e não do cargo que ele ocupa. São aspectos que caracterizam um líder a competência técnica (o estudo das regras leonísticas, por exemplo), a habilidade de comunicação (quem lidera as palavras, lidera ações), e a empatia com o grupo (a capacidade de se colocar no lugar de outrem, vivenciando os sentimentos dessa pessoa ou grupo).

É importante frisar que os hábitos de trabalho de um líder acabam servindo de exemplo a ser seguido pela equipe. A liderança também envolve ouvir, advertir, prevenir e resolver problemas de seu grupo. Com isso, tanto a presidência quanto a diretoria satisfazem duas expectativas de seus voluntários :
a) atenuam a preocupação dos associados em relação à instituição;
b) ajudam a resolver suas dúvidas no desempenho de uma função.

Todos podem ser líderes? O tempo todo?

Sabemos hoje que a liderança é vista como um conjunto de habilidades e conhecimentos que podem ser aprendidos, desenvolvidos e aperfeiçoados. A pessoa que, com sucesso, comanda seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é Líder. Um grande líder tem esta capacidade dia após dia, ano após ano, em todo tipo de situação.

Acrescente-se que um líder deve possuir a habilidade de julgar a capacidade de cada companheiro de maneira coerente e sensata. Desta forma, ele poderá compor seu corpo de voluntários visando alcançar um objetivo pré-estabelecido. Qualquer erro de decisão poderá levar a conflitos internos, tanto a nível administrativo, quanto a nível pessoal.

Lembre-se: como Leão, você já é um Líder. Aperfeiçoe esta liderança e alcance o sucesso nos seus projetos leonísticos.

Cal Rosinha Menezes – Assessora Distrital, LC-11, 02/08

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Balé da Comunidade apresenta-se na Cerimônia de Início do Ano Letivo

As Secretarias Municipais de Educação e da Criança e do Adolescente promoveram, na manhã desta sexta-feira, a cerimônia de abertura do ano letivo, com premiação dos professores que se destacaram em 2007.

Com a presença do Prefeito Dr. Marquinho Mendes e dos Secretários Municipais Paulo Massa e Eliseu Pombo, o magistério cabo-friense foi brindado com a música de 150 jovens do projeto Vida na Música, orquestra formada por alunos da rede municipal, que tocaram os Hinos Nacional e de Cabo Frio e encerraram, magnificamente, com a 9ª Sinfonia de Bethoven.

O Balé da Comunidade foi convidado a abrilhantar a festiva, apresentando a Valsa das Flores, bela e lúdica coreografia já incorporada ao seu repertório.


Dá gosto ver como as mães cooperam, deixando seus afazeres para acompanhar suas filhas, vibrando com as suas apresentações. Merecem o registro na foto.

Nas fotos, vemos o Prefeito discursando e eu, Ophelia e as meninas ainda no camarim.

Recomeçando com notícias do FOLAC


E enfim acabaram-se as festas de final de ano, Cabofolia e carnaval, com os hóspedes retornando a seus lares e nós às atividades leonísticas.

Um evento importante ocorreu neste período, que foi o 3º Conselho Distrital, realizado em janeiro, sob os auspícios dos Lions Clubes de Niterói. Infelizmente, na mesma época do Cabofolia, o que significava casa cheia de jovens para todos nós, Leões moradores de uma cidade eminentemente turística, impedindo a representação do nosso Clube na reunião.

Soube, por linhas transversas, que a palestra do PCG CL Tozzi foi brilhante. Aliás, se ele fala com a mesma verve com que escreve, já seria de se esperar. Perdemos, pois, o imperdível.

Dia 11, na primeira reunião deste semestre, levei as notícias do Fórum Latino-Americano e do Caribe, inclusive com a indicação da CaL Rosane Vailatti, EPCG pelo LD, para Diretora Internacional. A repercussão foi tão grande que fui aplaudida. Senti-me a própria.

O resultado do FOLAC animou a todos. Já querem formar uma caravana para 2009, com uma paradinha em Rio Quente antes de chegar a Goiânia, que ninguém é de ferro. Periga, apenas, não deixarem as águas mornas de Rio Quente para enfrentarem as reuniões do FOLAC e o calor de Goiânia.

A propósito, comuniquem-me se souberem a resposta: Goiânia, em plena área de risco da febre amarela, foi uma boa escolha? Ou ninguém, lá em São Salvador, alertou o pessoal?