segunda-feira, outubro 27, 2008

Projeto Visão: continuam os testes de acuidade visual.

Após a primeira série de exames oftalmológicos e a entrega dos óculos, algumas parcerias médicas foram rompidas, continuando, no momento, apenas a Clínica de Olhos, através do generoso coração da Dra. Carmem Campos Fernandes e da Dra. Luana.


Mas os testes de acuidade visual prosseguem nas escolas indicadas pela Secretaria de Educação, como demonstram as fotos acima e abaixo, com o CL Presidente Antônio Riqueza e a DM Presidente Marlene.

Chá beneficente para a Casa René Pessa

A Casa René Pessa, que trata dos soropositivos e suas famílias, oficiou ao nosso Clube pedindo socorro, visto estarem à míngua de alimentos para os seus doentes.

Criativamente, nossa DM Presidente Marlene sugeriu um chá de caridade, com a doação, pelos convidados, de 2 kgs de alimentos não perecíveis, preferencialmente o leite em pó, base importante da dieta dos pacientes.

A ala feminina do Clube imediatamente entrou em ação, convidando as amigas a participarem do chá e a arregaçarem as mangas em prol da Casa René Pessa.

E o que se viu foi um salão lotado, uma rica variedade de petiscos salgados e doces e uma animação geral, principalmente quando a DM Nailza, em um de seus melhores momentos, descontraiu a todos com suas brincadeiras e imitações durante o sorteio de prêmios. Sem sombra de dúvidas e sem demérito para os Companheiros e Companheiras, mas, nessa tarde, descobrimos quem deverá ocupar, definitivamente, o cargo de Diretora Animadora.


Aproveitando a oportunidade, o Presidente CL Antônio Riqueza falou sobre as campanhas do Lions, como o Projeto Visão, o Cartaz da Paz e o Balé da Comunidade.

E, para encanto de todos, a DM Lúcia Soares trouxe uma surpresa: duas bailarinas que hipnotizaram a platéia, dançando a Dança do Ventre.

Também o 83º Grupo de Escoteiros participou da campanha, doando 64 kgs de alimentos, arrecadados por eles. Ao final da gostosa tarde entre amigos, o Diretor da Casa René Pessa agradeceu ao Lions Clube Cabo Frio e aos presentes, recebendo das mãos da diretoria do Clube os 180 kgs de alimentos arrecadados.

sábado, outubro 11, 2008

12 de outubro, Dia das Crianças

No Brasil, o Dia da Criança foi criado, na década de 20, pelo político friburguense Galdino do Valle e decretado pelo Presidente Arthur Bernardes em 1924, para ser comemorado a cada 12 de outubro. Entretanto, foram as campanhas comerciais que deram popularidade e perpetuação ao evento.

O LC Cabo Frio tem em sua história, a existência de várias campanhas voltadas para as crianças. Ao lembrar o logotipo do Lions, vemos que o olhar do leão para o passado nos remete ao maior clube de Castores do antigo DL-30. Há mais de 15 anos somos os patronos do Grupo de Escoteiros Manoel Rocha.

Com o mesmo logotipo, o nosso Leão olha para o presente e o futuro, e vê as Amigas do Lions, costurando para as crianças ou o Balé da Comunidade, dando-lhes a oportunidade de cultura e de preenchimento de um espaço que poderia ser mal utilizado. É emocionante, a cada apresentação de final de ano, ver aqueles pequenos seres se sentirem reis e rainhas, desfilando pelos jardins do Teatro Municipal com o orgulho que deriva da igualdade com crianças mais abonadas. Este ano, iniciamos o Projeto Visão, que irá atender às crianças com deficiência visual.

Problemas nós o temos, não com elas, crianças, mas com o egocentrismo dos adultos, que se recusam a descobrir a felicidade e a alegria do SERVIR.

quinta-feira, outubro 09, 2008

09 de outubro: DIA MUNDIAL DA VISÃO

Uma das mais importantes metas da Associação Internacional de Clubes de Lions, através de sua Fundação, o combate à cegueira, repto lançado por Helen Keller, tem seu dia comemorado a 09 de outubro de cada ano.
Transcrevo o depoimento do Companheiro Sérgio Sória, postado no Aplions. É a melhor homenagem a este dia e ao trabalho voluntário que os Leões do mundo inteiro fazem a favor da saúde visual.

Caros confrades e confreiras, bom dia!

Hoje é um dia muito especial para todos os LIONS CLUBES no mundo: é o DIA MUNDIAL DA VISÃO.

O LIONS abraçou esta luta contra a cegueira há vários anos e os resultados de suas campanhas são fantásticos; tanto no número de pacientes tratados como no resultado prático e na melhora da qualidade de vida das pessoas.

As campanhas de cirurgias de catarata mundo afora restabelecem a visão e fazem com que os médicos e os CCLL e DDMM ganhem o melhor pagamento possível: um sorriso seguido de uma lágrima de emoção.

Para ilustrar, conto pra vocês uma história que sempre me emociona quando a lembro:

"Fiz um estágio de oftalmologia na cidade de MACAPÁ, no AMAPÁ, há alguns anos. Eu e meu colega atendíamos vários pacientes 4 dias na semana e operávamos 1 dia por semana.

O dia mais marcante lá (e em toda minha "vida oftalmológica") foi quando um paciente índio bem magrinho segurou meu colega no colo e pulava, sorria, gritava emocionadamente.

A história deste índio (cujo nome não lembro) era a seguinte: ele morava na mata sozinho e era surdo. Portanto, já privado de um dos sentidos. vivia isolado. O seu único contato era um índio amigo que morava também sozinho, há uns 3km de distância.

Este, um belo dia, observou que fazia mais de uma semana que não via o amigo e resolveu ir à sua oca, onde encontrou o amigo chorando e caído no chão. Ele estava desnutrido, porque sua catarata havia aumentado, e ele não conseguia enxergar para caçar/pescar seu alimento e não tinha voz para clamar por auxílio.

O amigo o levou ao hospital, foi reestabelecido o estado nutricional e encaminhado ao oftalmo. Quem o atendeu, foi o meu colega. Foi feita anestesia geral e usado um tampão por 24h, ou seja, logo após a cirurgia ele continuou "cego".

No dia seguinte, fez-se a avaliação do pós-operatório. Ao tirar o tampão, este índio começou a sorrir, a chorar, a pular, a gritar (um som gutural que os surdos conseguem produzir) e o resto vocês já sabem... pegou meu amigo no colo e todos que estavam lá choraram. Ele voltara a enxergar.

São essas lágrimas que fazem com que continuemos nosso trabalho. Portanto, amigos, vocês que têm o privilégio de ler (enxergar) as palavras desta mensagem, valorizem sua visão e continuem ajudando a quem precisa.

Um fraternal abraço a todos!

CL SÉRGIO SÓRIA / LC TOLEDO / DISTRITO LD"

Emocionante, não? Mais ainda quando nos lembramos que o LC Cabo Frio está em plena campanha com o PROJETO VISÃO. Parabéns!

sexta-feira, outubro 03, 2008

Coquetel das Domadoras: homenagem ao trabalho feminino no Lions.


Mesmo com a saúde bastante abalada, nem as recomendações médicas fizeram esta blogueira, Leoa de boa cepa, deixar de participar do Coquetel das Domadoras e Companheiras Leão do Lions Clube Cabo Frio.

Atrasamos três postagens, em função da fragilidade física, mas assumimos o encargo que nos deram com tal alegria que, acredito, poucos perceberam a voz anasalada, rouca e trêmula na saudação aos visitantes.

Alegria maior, ainda, foi rever a DM Marisa, também ausente há longos meses por motivo de doença e que lá estava, esbanjando a simpatia e o perfume de uma rosa vermelha. Como se não bastasse, também a viúva do nosso Amigo de Melvin Jones, o CL Rui Linhares, ainda combalida com a perda de seu companheiro, compareceu e, em jaula aberta, a todos emocionou com suas palavras de agradecimento.

Nas fotos, mais momentos de descontração com a festa magmificamente bem orquestrada pela nossa DM Presidente Marlene Riqueza.

Mais um evento de arrecadação de fundos para o Projeto Visão

Como prevista, a terceira sexta-feira de cada mês é dedicado ao nosso chá colonial, sempre com sorteios de ótimos brindes, o que faz a alegria da garotada da melhor idade.

Com estes eventos de arrecadação de fundos, e as parcerias firmadas, temos conseguido dar prosseguimento ao Projeto Visão na compra de óculos, objetivo primordial do Presidente Antônio Riqueza.

Esperamos freqüência recorde próxima 3ª sexta=feira, 24 de outubro.