sexta-feira, abril 24, 2009

Expoentes do Balé da Comunidade ganham bolsa de estudos na Suíça.


É amigos, é isto mesmo que vocês estão lendo. Davi Mota - de 11 anos e Carolina Bastos - 12, após serem classificados, em S. Paulo, junto com outros 24 adolescentes, para uma das 30 vagas que couberam ao Brasil no teste inicial para o Youth Grand Prix 2009 (YAGP), embarcaram dia 15 para a metrópole americana, acompanhados pela CaL Ophelia Curvello e sua filha, a coreógrafa brasiliense Regina Curvello.

Foi uma brava luta para conseguir dinheiro para as passagens e a estadia do Balé em terras americanas. Não fosse o grande coração dos brasilienses, que colaboraram efetivamente com doações e que tais, juntamente com a movimentação midiática de Célia Bastos, mãe de Caroline, certamente não teríamos conseguido. A elas o nosso agradecimento.

O YAGP foi criado por dois ex-bailarinos do Balet Bolshoi, Larissa e Gennadi Saveliev com a finalidade de colaborar para que o talento de jovens bailarinos seja reconhecido e para que realizem o sonho de se integrarem às mais importantes escolas de dança do mundo.

Em 2005, a UNESCO, organização educacional, científica e cultural da ONU, reconheceu a contribuição do YAGP, premiando a organização com o credenciamento no prestigioso Conseil Internacional de la Danse (CID). Nos últimos 4 anos, vários bailarinos brasileiros conquistaram bolsas e tiveram suas vidas mudadas.

A este grupo se integram, agora, os dois alunos do Balé da Comunidade. Davi e Caroline ganharam bolsa de estudo integral em uma academia de Balé na Suíça. Em virtude de suas tenras idades, irão morar na casa da própria maître do balé, com todas as despesas pagas.

Bem, nem todas. A nós, Leões, caberá a alegria de iniciarmos a batalha pelo dinheiro das passagens. Começando agora.

sábado, abril 04, 2009

07 de abril: Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.

Segundo a OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença. Ou seja, uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

Saúde pública é mais do que o somatório da saúde das pessoas. É instrumento para o desenvolvimento social e econômico e está intimamente relacionada com a paz, educação, habitação e eqüidade.

O saneamento ambiental tem efeito imediato na redução de enfermidades ao romper o círculo vicioso que se estabelece quando o paciente é medicado e devolvido para o ambiente insalubre. Ao reduzir as filas nos Centros de Saúde, o saneamento ambiental representa importante alívio orçamentário no Setor Saúde, compensando, com folga, os investimentos.

O Lions, ao combater a cegueira reversível e o diabetes, também faz a sua parte em prol da saúde mundial. Em Cabo Frio, instituímos o PROJETO VISÃO, que atua nas escolas municipais, com testes optométricos, consulta médica e doação dos óculos ou encaminhamento para cirurgias. Desde já, agradecemos aos nossos parceiros, Fundação Armando Fajardo e Fábrica de Óculos Miramor (cidade do Rio de Janeiro).

No próximo dia sete, cumprimentamos todos os que trabalham em prol da saúde, de médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas, as empresas de saneamento básico, os serviços municipais de água e esgotos, as empresas de coleta de lixo, os catadores de material reciclável, os professores e consultores, enfim, de todos aqueles que agem diretamente contra a doença até aqueles que, muitas vezes, não têm consciência de que são verdadeiros agentes da saúde pública.