sábado, novembro 28, 2009

A Instrução Leonística


A Instrução Leonística

Em reunião de Lions, a Instrução Leonística reveste-se de fundamental importância por ter a finalidade de transmitir conhecimentos e de orientar sobre o Movimento Leonístico. É a busca do saber acerca da filosofia e das normas do Movimento da Associação Internacional de Lions Clubes.

É a forma mais objetiva e eficiente que se encontrou para transmitir a doutrina de Melvin Jones e para fazer com que ela se aprofunde no âmago desse Movimento Internacional.

Tem por objetivo fazer com que os associados de um clube sejam instados à prática do serviço desinteressado, à defesa dos interesses comunitários, ao incentivo aos princípios do bom governo, da boa cidadania, à união dos clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca, bem como ao fomento de um espírito de compreensão entre os povos da terra.

Pelos benefícios advindos para a prática do leonismo, ela deve ser adotada em todas as reuniões de um clube, de forma paulatina, pois é sabido que a apreensão do conhecimento não ocorre da noite para o dia, de relance.

Segundo Paulo Freire: "Aprender, não é um ato findo. É um exercício constante de renovação".

Para Abigail Adams, trata-se de um processo, quando afirma que: "O aprendizado não é conquistado acidentalmente. Ele deve ser perseguido com ardor e tratado co diligência", corroborando outro autor que declarou que "aprender é um processo que se inicia quando se nasce e só termina quando se morre".

O PDG 1974/75, CL Arnaldo Setti, de saudosa memória, externou muito claramente o seu pensamento sobre o que vem a ser "Instrução Leonística" quando, no prólogo da Coletânea elaborada pelo CL Walteno Marques da Silva, em abril de 2002, sob o título "Instrução Leonística, Conhecendo e Melhorando", disse":

"Na expressão instrução concentra-se o cerne do objetivo que se procura alcançar.

Instrução é educação cultural. Pode o homem palmilhar pelos incontáveis caminhos do saber e em todos, procurando seu alicerce, irá encontrar a instrução.

Sejam, quais forem as áreas do conhecimento humano, este só será adquirido por intermédio da instrução. Quanto mais o homem se instruir mais vai ampliar seu conhecimento, mais vai avançar em sua educação cultural.

O conhecimento é o domínio teórico ou prático de um assunto, seja ele qual for, inclusive, obviamente o Conhecimento Leonístico".

Dada a sua importância, a Instrução Leonística não pode ser tratada de qualquer maneira, sem preparação cuidadosa, a começar pela escolha do tema a ser abordado, que deve ser importante, oportuno e adequado para a platéia ouvinte, cuja finalidade pode ser de natureza informática ou motivacional. Deve, enfim, tratar de tema relevante, mediante escolha e ministrado conforme planejamento elaborado no início de gestão, para ser desenvolvido durante o Ano Leonístico.

Outro ponto benéfico da Instrução Leonística é que ela é útil não só para os ouvintes, mas, também, para a pessoa que a escreveu e que fará a sua apresentação, tal como bem se manifestou.

Cora Coralina ao refletir sobre a correlação entre o saber e a sua transferência: "Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".

Para cumprir realmente a sua finalidade, ela não deve ser proferida em forma de discurso, mas sim através de explanação sucinta voltada para todos, de maneira concisa, sem divagação, fantasia ou devaneio. Deve ser bem apresentada, de forma audível, de modo a despertar a atenção e o interesse de todos os ouvintes.

Por consideração e respeito ao palestrante e para facilitar o cumprimento de sua missão, deve-se ouvir a Instrução Leonística com a mesma atenção com que se desejará que façam os ouvintes quando for apresentar a sua.

É a maneira mais apropriada e cortês de se proceder, pois sendo assim, o palestrante, por um lado, terá mais entusiasmo para transmitir os seus conhecimentos e a platéia, de outro, absorverá melhor o conteúdo apresentado.

PDG CL Fernando Luiz Ramos Dias *

quinta-feira, novembro 12, 2009

Prestando contas de nossas atividades

Setembro, outubro e novembro foram meses de muita atividade em nosso Clube. Várias campanhas de arrecadação de fundos, comemoração de eventos leonísticos, a ida a S. Paulo para os testes do Youth International Ballet Festival de New York – com o repeteco da vitoriosa classificação de 2 alunos do Balé da Comunidade do Lions Clube Cabo Frio-Projeto Ophelia Curvello - finalizando com a visita do Governador a São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Nas postagens a seguir, vamos dissecar cada uma destas atividades:

Setembro:

Após 10 dias de Feira da Pechincha, em que as domadoras se revezaram vendendo roupas, sapatos e bijus a preços arrasadoramente baixos, as homenageamos, bem como às nossas CaLs, com um jantar festivo no restaurante Zepelim, em que cada uma recebeu um bombom incrustado em uma rosa, como lembrança de uma noite de estreito companheirismo.


Outubro:

Com a garra que lhe é peculiar, partiu a CaL Ophelia Curvello, nossa criadora e maître do Balé da Comunidade do Lions Clube Cabo Frio, para S. Paulo, onde os alunos por ela selecionados participaram dos testes para a escolha dos bailarinos que irão representar o Brasil no evento máximo do balé contemporâneo de jovens talentos. Reafirmando o seu talento, pela segunda vez consecutiva classificamos os alunos Davi e Caroline, que já haviam participado do Grand Prix de Nova Iorque, ganhando bolsa de estudos para a Suíça. A pouca idade destes dois jovens bailarinos e o consenso geral impediu-os de embarcar para Berna, onde estudariam. Pela primeira vez longe de suas famílias para viverem em um cantão de língua alemã, de difícil aprendizagem, clima e cultura muito diversas da nossa, poderiam sentir-se desestimulados e abandonarem a carreira que já abraçaram. Assim, a criadora deste brilhante projeto, Companheira Leão Ophelia, optou por prestarem novamente os exames. Já iniciamos a campanha, junto aos empresários da cidade, para os enviarmos a Nova Iorque.

Ainda em outubro, um churrasco beneficente animou as nossas instalações. Mais convites houvesse, mais teriam sido vendidos. Os churrascos beneficentes do LC Cão Frio são famosos pelas carnes e saladas que as acompanham, tudo de excepcional qualidade e fartura.



Novembro:

Ainda em campanha de arrecadação de fundos, a tradicional peixada no canto da praia do Forte, organizada pelo CL Antônio Riqueza, reuniu associados e convidados em torno de camarões, postas de dourado e olho-de-cão fritas e ao molho escabeche, acompanhadas de um delicioso pirão, arroz e saladas. Sucesso total.


Finalmente, no dia 7 de novembro recebemos a visita do Governador do Distrito LC-11 e sua domadora, Companheiro Leão José Adalberto e DM Márcia. Com uma extensa e pormenorizada reunião administrativa, em que nos trouxe importantes subsídios para os nossos trabalhos, o CL GD José Adalberto tomou ciência da produtividade do LC Cabo Frio e mostrou-se surpreendido por um clube de apenas 22 sócios concretizar campanhas tão importantes, como o Balé, o Projeto Visão, o Projeto Roupa Feliz e a supervisão de dois grupos de escoteiros. Admirou a qualidade dos óculos que doamos. Mais 30 óculos serão entregues na próxima semana.



À noite, em conjunto com o Lions Clube S. Pedro da Aldeia, comemoramos o 29°aniversário de nosso clube afilhado e a visita honrosa de nossa Governador que, em seu discurso, emocionou a todos ao contar a história de seu neto caçula, com diagnóstico de futura cegueira irreversível e que, hoje, já recuperou 60% de sua visão através de operações e tratamentos realizados nos hospitais Maçônico de Sorocaba e de Olhos de Goiânia, ambos aparelhados pela nossa fundação LCIF com instrumentos de mais moderna tecnologia. Lágrimas foram vertidas, seguidas de intenso entusiasmo da assembléia quando ele citou a LCIF e seu magnífico trabalho leonístico.


Na oportunidade, agraciou os presidentes dos dois clubes, CL Robson Donald e Marcelo S. Ferreira com os pins da convenção de Minneapolis, em que tomou posse como Governador do DLC-11.











Encerrando sua fala, comandou o coro de parabéns, ajudando a apagar as velas que guarneciam o bolo de aniversário do LC S. Pedro. A confraternização após o jantar foi pontuada pela simpatia do CL GD José Adalberto e de sua DM Márcia.