segunda-feira, janeiro 25, 2010

Churrasco beneficente movimenta o Lions de Cabo Frio


Ontem, domingo, realizamos mais um dos famosos e concorridos churrascos do Lions Clube Cabo Frio.

Como sempre a batuta apurada da Domadora-Presidente Lúcia comandou, com sabedoria e eficiência, as Companheiras e Domadoras do clube, proporcionando um almoço elogiado por todos.


Música ao vivo durante o evento transformou o salão da sede em disputada pista de dança e até os que preferiram almoçar ao ar-livre se renderam às melodias, dispensaram o vento da tarde e mostraram a sua competência de dançarinos.

Nas fotos, uma pequena amostra do que foi um dia de companheirismo e solidariedade.

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Mensagem Especial do Presidente Wirfs sobre a Ajuda Humanitária ao Haiti

Prezados Leões de todo o mundo,


É com imensa tristeza que a atenção do mundo está voltada para os terremotos devastadores que assolaram o Haiti, deixando 1,5 milhão de desabrigados, até 200.000 mortos e inúmeros feridos e traumatizados. Serão necessários anos para que o país se recupere completamente, mas sabemos que os Leões estarão presentes em cada etapa do caminho.


Assim como os Leões reagiram ao tsunami do sul da Ásia, ao furacão Katrina, ao terremoto de Sichuan na China e a outras catástrofes, eles estarão presentes juntamente com a LCIF para oferecer ajuda em curto e longo prazo, fornecendo socorro imediato agora, mas também trabalhando por tanto tempo quanto for necessário na reconstrução das comunidades, para restaurar esperança e apoiar aqueles afetados.

Se há uma coisa que diferencia os Leões dos membros de outras organizações prestadoras de serviços, é que assumimos um compromisso a longo prazo e trabalhamos dentro das comunidades afetadas, através dos sócios locais, para construir um futuro melhor. Os Leões haitianos são nossos irmãos e irmãs, integrantes da família internacional que é a nossa associação, e jamais os abandonaremos.

Como vocês provavelmente estão a par, os Leões já se mobilizaram rapidamente para oferecer assistência imediata, apesar dos desafios de coordenação que se apresentam. Da Suécia os Leões enviaram barracas para servir de abrigo; Leões canadenses, que já se encontravam em uma missão no Haiti quando ocorreu o primeiro tremor, forneceram os primeiros-socorros durante as primeiras horas e dias; e os Leões da região caribenha estão enviando socorro por terra e por mar. Além disto, um comitê de coordenação formado por Leões do Haiti, República Dominicana e países vizinhos está empenhado no planejamento dos próximos passos. O presidente da nossa fundação, Al Brandel, ex-presidente internacional imediato, viajará para lá para encontrá-los a partir de amanhã.

Naturalmente, a resposta dos Leões à iniciativa Levando Esperança ao Haiti da LCIF, que solicita doações, foi extraordinária. Em apenas alguns dias, já mobilizamos mais de US$350.000,00. No momento em que estiverem lendo este e-mail, tenho certeza que o valor será ainda maior, muito maior. Mas precisamos de muitos milhões de dólares se quisermos ajudar na reconstrução do país, dar abrigo aos desabrigados, reconstruir escolas para as crianças, reabilitar aqueles que ficaram deficientes e ajudar a consolar este povo tão tragicamente vitimado. Portanto, contribuam com tanto o quanto puderem.

Por fim, é com muita tristeza que comunico que dois Leões haitianos, da nossa família mundial, faleceram e outros Leões talvez tenha perdido familiares. Em nome de Leões de todas as partes e dos membros da nossa diretoria internacional, oferecemos nossas sinceras e profundas condolências às famílias dos Leões que sofreram tamanha perda.

À nossa família de Leões no Haiti, assumo o compromisso com vocês de que os Leões de todo o mundo estarão presentes hoje, amanhã, na próxima semana, próximo mês, próximo ano, ano após ano, e, enfatizo, por quanto tempo for necessário.

O Presidente da LCIF Brandel nos enviará notícias nos próximos dias. Neste meio tempo, confiram as últimas notícias da LCIF no Haiti, com informações de como vocês podem fazer uma doação pessoal online. Agradeço-lhes de antemão por toda a ajuda que possam prestar.

Com minha profunda consideração,
Eberhard J. Wirfs
Presidente Internacional

quarta-feira, janeiro 13, 2010

III CD em Saquarema

Sábado e domingo últimos, 09 e 10 de janeiro, os clubes do LC-11 reuniram-se em Saquarema para o 3° Conselho Distrital. Com organização perfeita, foram tratados os assuntos mais importantes do Distrito e de seus respectivos clubes, com a presença, ao fim dos trabalhos, do querido amigo e Companheiro CL EPCG Pedro Aurélio, um dos candidatos que disputarão, no Folac de Salta, a indicação para Diretor Internacional.

A Prefeitura de Saquarema cedeu o espaço do Teatro Municipal para as reuniões e colocou um ônibus à disposição para um passeio pelos pontos turísticos da cidade. Recepção municipal com toda pompa e circunstância.

Com vocês as fotos deste importante evento leonístico.

Visita do CL Governador José Adalberto e do CL PCG Darly Vaz ao marco leonístico em Saquarema.

Mesa diretiva em pleno trabalho.

Noite de companheirismo, com a presença maciça de quase todos os clubes do Distrito, o que se pode notar pelas pessoas ao fundo, vendo-se, em primeiro plano, parte do grupo de Cabo Frio.

CL PCG Darly e a sua simpaticíssima CaL Odalva, aos quais eu e o CL Orlando agradecemos os 4 pins do Múltiplo que nos foram ofertados.

CL GD José Adalberto e sua domadora.

CaL Zoraide, 1ª Vice-Governadora do Distrito.

CL Laudir, vice-presidente do Aplions e Assessor de Comunicação do Múltiplo LC, em companhia de sua domadora CaL Marlen.

Nosso queridíssimo CL Paulo Leal acompanhado de sua domadora Rose. O CL Paulo é o responsável pela eficiente informática do DLC-11.

O simpático, alegre e produtivo grupo de associados de LC Saquarema, que fizeram um invejável trabalho de organização e logística do evento. Nossos parabéns a eles.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Instrução Leonística: Invocação a Deus

Limites éticos da Invocação a Deus

Quando Melvin Jones idealizou um movimento que realizasse ajuda humanitária com interesses profissionais, certamente percebeu que teria que agregar pessoas com um único sentimento em comum: a necessidade íntima de se doarem àqueles que mais precisassem, sentimento este consubstanciado na palavra Servir, que nos serve de lema e motivação.

Certamente também percebeu, como homem de grande visão, que essas pessoas deveriam ter abraçado, ao longo de suas vidas, diversas correntes filosóficas, políticas, religiosas, mas que, independente do que pensassem, exercitassem ou cressem, haveria neles a inequívoca vontade de servir aos seus semelhantes, de trabalhar por eles, de dedicar suas energias para melhorar suas comunidades, de estar presentes onde quer que fossem necessários.

Encontrar outros homens que aceitassem seus propósitos, entrosar uma infinidade de tendências diversas, fazê-las agir com coerência em direção a um propósito comum, foi a difícil tarefa do CL Melvin Jones e do CL William P. Woods, primeiro presidente da, hoje, Associação Internacional de Clubes de Lions, que acreditavam no Poder Divino a guiar-lhes os passos e a fortalecer-lhes os ânimos.

Por tudo que tenho lido e estudado do Leonismo, parece-me que em nenhum momento se exige que um Leão tenha esta ou aquela crença, sequer que tenha alguma crença, além da capacidade de doação, do pleno exercício da ética e dos objetivos leonísticos e da vontade de servir, em seu mais amplo conceito.

E estas pessoas visionárias, hoje são mais de 1,3 milhões, encontradas em 205 países, falando diversas línguas e professando diversos credos, unidos pela boa-vontade e pelo sentimento de fraternidade. Mas, sejam quais forem as suas crenças, em cada uma delas haverá um Deus, um Poder Superior, que tomará diversos nomes, Deus, Jeová, Alah, porém sempre Deus.

Por isto, quando iniciamos nossas reuniões, invocamos o Poder Divino com o nome que damos em nossa língua materna, sem nos dirigirmos a desdobramentos religiosos. Não invocamos a Jesus, Nossa Senhora ou Oxalá, mas ao Ser Supremo, Deus. Não podemos nos esquecer que temos clubes de Lions em países como Israel, Índia, Japão, China, Tailândia, por exemplo, países que possuem crenças diferentes das nossas e que temos, como seres humanos e como Leões que lutam pela união e igualdade de todos os povos da Terra, que respeitá-las.

Tenho visto, em clubes de Lions, invocar-se a Jesus ou usar a oração que Cristo nos legou - o Pai Nosso, cantar-se hinos evangélicos e até a Ave Maria. A intenção é boa e seria muito adequada para um evento particular, porém impossível de ser aceita em um movimento que luta pela paz entre os povos. Na realidade, estamos sendo grosseiros com nossos Companheiros de crenças diferentes das nossas, ainda que eles não estejam presentes ou sequer saibam quem somos fisicamente. Da mesma forma que sabemos que eles existem, eles também sabem que existimos e esperam de nós o mesmo respeito que nos é devido.

Enquanto os Leões falam muitas línguas e professam muitas religiões e crenças políticas, todos subscrevem os objetivos e princípios éticos comuns. Invoquemos ao Deus Universal e que Ele esteja sempre presente em nossas vidas e reuniões.

Novembro/2009
CaL Rosinha Menezes