terça-feira, agosto 10, 2010

LCIF apóia a iniciativa de Combate ao Sarampo financiada por um subsídio da Fundação de Bill & Melinda Gates

26 de julho de 2010, Oak Brook, Illinois, EUA
– A Fundação de Lions Clubs International (LCIF) anunciou hoje que estará apoiando uma campanha internacional liderada pela Iniciativa de Combate ao Sarampo, que visa proteger as crianças desta doença e fortalecer os serviços rotineiros de imunização.

Quatro países africanos foram escolhidos para um programa piloto especial da iniciativa do Lions de Combate ao Sarampo, que foi financiada em parte por um subsídio da Fundação Bill & Melinda Gates à LCIF.

“Os Leões sempre se comprometeram a salvar a visão das pessoas nas comunidades em todo o mundo”, disse Eberhard J. Wirfs, Presidente do Conselho Diretor da Fundação de Lions Clubs International. “Estamos agora trabalhando com a finalidade de eliminarmos a incidência do sarampo em países onde as crianças ainda morrem desta doença, que pode ser facilmente evitada com uma vacina de baixo custo e altamente eficaz. ”

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por gotículas de secreção do nariz, boca e garganta das pessoas infectadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante 2001-2008, a taxa de mortalidade devido ao sarampo declinou em 78 por cento, isto é, de 733.000 mortes estimadas em 2000 para 164.000 em 2008, sendo que a redução no índice de mortalidade tem sido nivelada desde 2007. Mesmo que as vacinas estejam disponíveis em países desenvolvidos, a doença permanece como uma preocupação de saúde pública nos países em desenvolvimento. A doença também é a principal causa da cegueira evitável, particularmente entre crianças, afetando a mesma população que carece de atendimento.

A Iniciativa de Combate ao Sarampo consiste de uma parceria a longo prazo com líderes mundiais na área de saúde pública, que visa reduzir a mortalidade e a morbidez em âmbito global. A UNICEF, OMS, o Centro Norte-Americano para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a Cruz Vermelha e a Fundação das Nações Unidas são algumas das organizações envolvidas neste esforço. Desde 2001 esta parceria global tem apoiado a vacinação de mais de 700 milhões de crianças.

"A Iniciativa de Combate ao Sarampo está extremamente otimista quanto à nova parceria com o Lions. Lions International, com associados em diversos países prioritários em termos da Iniciativa de Combate ao Sarampo, poderá oferecer uma combinação valiosa de mobilização social e capacidade organizacional, além do apoio político que complementa as atividades de nossas organizações parceiras. Também agradecemos os recursos de mobilização já proporcionados pelos Leões em ajuda aos custos incorridos com campanhas em 2010, já que encaramos uma diminuição drástica em termos de financiamento”, disse Andrea Gay, Diretor Executivo de Saúde Infantil da
Fundação das Nações Unidas.

Para apoiar o programa piloto da Iniciativa do Lions de Combate ao Sarampo, a Fundação Bill & Melinda Gates outorgou um subsídio de US $400,000 à LCIF. Para continuarmos o apoio ao trabalho de combate ao sarampo e imunizações rotineiras, LCIF oferecerá uma contribuição adicional ao projeto no valor de US$300.000.

“Estamos encantados com o fato de Lions Clubs International estar cada vez mais envolvido no combate ao sarampo e com o fortalecimento das campanhas de imunização”, disse Dr. Walt Orenstein, Diretor da Campanha de Vacinação da Fundação Gates. “Tendo abrangência em termos mundiais, o Lions se torna um parceiro importante para assegurar que as vacinas cheguem às famílias carentes de forma segura e eficaz.”

O envolvimento do Lions será focado em três áreas principais: defesa da causa em âmbito local, regional e nacional, envolvimento direto em marketing social e atividades de vacinação e apoio financeiro. Os primeiros quatro programas piloto serão lançados na Etiópia, Madagascar, Mali e Nigéria. As equipes de liderança Leonística nos quatro países piloto estarão coordenando a implementação do programa e documentação das atividades até o início de 2011 juntamente com os Ministérios da Saúde e outros parceiros da Iniciativa de Combate ao Sarampo.

Graças aos esforços colaborativos, o impacto da luta contra o sarampo terá grande repercussão. Como resultado, mais pessoas que não possuem acesso a cuidados médicos poderão ser vacinadas contra esta doença infecciosa e mortal. Isso se traduz em mais comunidades livres do sarampo em todo o mundo


Fundação de Lions Clubs International
A Fundação de Lions Clubs International, LCIF, é o braço filantrópico de Lions
Clubs International, a maior organização de clubes de serviços do mundo, com mais de 1,35 milhão de associados em 206 países e áreas geográficas. Lions Clubs International Foundation, LCIF, foi classificada em um estudo do Financial Times como sendo a melhor organização não-governamental para se estabelecer parceria. Graças ao SightFirst, LCIF restaurou ou salvou a visão de 30 milhões de pessoas. Para saber mais sobre LCIF, visite o site www.lcif.org.