Muitos de nós questionamos a própria capacidade de liderança, sem perceber que, ao sermos convidados para fazer parte de um movimento internacional e tão significativo quanto o Leonismo, é porque nos destacamos em nosso círculo social, já demonstrando a capacidade de polarizar a simpatia e a aprovação dos que nos cercam.
Evidentemente, uns têm a liderança à flor da pele, sendo capazes de envolver a todos em seus objetivos, incentivando e motivando seus companheiros e amigos. Outros, com personalidade mais introvertida, precisam ter reforçada estas características, através de oportunidades para demonstrar suas habilidades. O Lions é um vasto celeiro de líderes e uma escola de aprendizagem para todos que queiram aperfeiçoar sua capacidade de liderança.
Entretanto, ser líder não significa abdicar do respeito à opinião alheia. É dever do Leão ter, sempre em mente, a observância às boas normas de comportamento e de convivência, sendo ético em suas ações e compartilhando com seus companheiros o calor humano e a delicadeza nas relações leonísticas.
Um líder não impõe sua opinião, não usa o autoritarismo como forma de aglutinar os companheiros em torno de si. Não comanda, e sim convence. Não se distancia, mas anda lado a lado, de tal sorte que, ao alcançar o seu objetivo, todos dizem “nós conseguimos”, ao invés de “ele conseguiu”.
CaL Rosinha Menezes, 30/10/2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário