segunda-feira, novembro 27, 2006

Seminário da Região E

Iniciando o Seminário, o Presidente CL Fortunato falou sobre as atividades que cada clube vem realizando e solicitou que todos os Presidentes de Clubes avaliassem o que vem sendo feito neste ano leonístico. Por Cabo Frio, a CaL Rosinha Menezes, representando o Presidente CL Almir Carmona, citou, como campanhas permanentes, o balé da Comunidade que irá se apresentar dias 16 e 17 de dezembro no Teatro Municipal, as Voluntárias da Costura (março a novembro), a festa de Natal das crianças carentes (já realizada), o patrocínio e a presidência do Grupo de Escoteiros Manoel Rocha, e a cessão do espaço para o Coral da 3ª Idade. Como eventuais, as duas Feiras da Pechincha (outubro/novembro); 3 chás com sorteio para arrecadação de fundos; 2 bailes beneficentes, sendo o próximo dia 30/11; a doação de 6 cadeiras higiênicas e 3 cadeiras de rodas; doação de 200 brinquedos para comunidades carentes e de 8 cavaquinhos para o projeto “Apanhei-te Cavaquinho”, que lida com crianças com baixa renda; a feira de flores de Holambra, a acontecer na 2ª quinzena de janeiro de 2007 e a programação, para o início do próximo abril, dos festejos de aniversário de 40 anos do LC Cabo Frio, ressaltando que, provavelmente, tenhamos sido o único clube do LC-11 a participar da Campanha de Prevenção ao Glaucoma.
A palestra do Seminário foi dada pelo CL Clésio Guimarães, do LC Cabo Frio, que discorreu sobre os diversos meios de Comunicação, dos primórdios dos tempos até a era tecnológica, incentivando a todos que utilizassem a Internet como meio de promover o Leonismo e mostrando os prejuízos acarretados pela falta de comunicação entre as pessoas ou entre as entidades. Em jaula aberta, falaram, entre outros, o CL Pardal anunciando que, a partir de 11 de dezembro, terá um programa na Rádio Litoral AM, com espaço para o movimento leonistico; o CL Carlos Magno, Presidente do LC Barra de S. João, apresentando um projeto a ser realizado simultaneamente pelo seu clube, o de Rio das Ostras e os de Macaé, em parceria com as Prefeituras locais; a CaL Rosinha Menezes, complementando a palestra do CL Clésio com os dados sobre o Circle, CircleLeones, Circlelp e Aplions, como movimentos virtuais que usam a Internet para expandir o Leonismo e o CL Antônio Pinto, propondo que os Clubes da Região E se unam em uma moção de apoio à candidatura do CL Jorge Fortunato à Vice-Governadoria.
Como o Presidente da Divisão E-1 deu preferência a incentivar o Companheirismo, convidando para que deixassem a sede e fossem ao seu sítio, onde ofereceria um churrasco em baixo de frondosas jaqueiras, com direito a banho de piscina e jogo de futebol, a reunião foi encerrada para que todos aproveitassem o restante do dia entrelaçando, com muita alegria, os laços de amizade e companheirismo (fotos).

3º Comitê Assessor: Divisão E-2

Assumindo a direção dos trabalhos, o CL Paulo Marques solicitou que os presidentes ou os representantes de Araruama, S. Pedro e Cabo Frio falassem sobre as atividades de seus clubes e das dificuldades que têm encontrado. Em seguida, pediu aos tesoureiros que esclarecessem a existência de eventuais débitos. Por Cabo Frio, o Tesoureiro CL Antunes afirmou que a dívida irreal de US$ 25 cobrada pelo Lions Internacional já fora paga, após dois anos de gestões junto ao órgão internacional, para provar a inexistência do débito, sem qualquer sucesso. Algo como provar que focinho de porco não é tomada. Como metas, o Presidente da Divisão E-2 pediu maior rigor na freqüência dos associados dos clubes e na conservação dos sócios, distribuindo um folheto com os 10 Mandamentos da Conservação de Sócios, feito pelo LC de Camperdown, Austrália. A instrução leonística foi dada pela CaL Rosinha Menezes, do LC Cabo Frio, que prendeu a atenção dos ouvintes ao levá-los a uma viagem ao passado, historiando a vida de Melvin Jones a partir do ano de 1913 e mostrando a forma paciente e perseverante como lidou com as dificuldades para criar o movimento leonístico e o tempo decorrido para se chegar ao símbolo definitivo do Lions, ao aperfeiçoamento do Código de Ética e à aprovação da entrada das mulheres no Lions. Ressaltou que o estudo do passado serve de ensinamento aos dirigentes do presente, pois é mais fácil influenciar uma pessoa de cada vez do que muitos de uma só vez, sendo sábio basearmo-nos nas atitudes de paciência, perseverança e falta de vaidade pessoal de Melvin Jones e do EPI João Fernando Sobral quando assumimos qualquer cargo diretivo, seja no Lions, seja profissionalmente. Nas fotos, parte dos associados da Div. E-2 e o grupo de Cabo Frio.

Em conjunto: Seminário e Comitês Assessores

Neste domingo, na sede do Lions Clube Casimiro de Abreu, por sugestão do Presidente da Região E, CL Jorge Fortunato, realizou-se o Seminário da Região E e os 3ºs Comitês Assessores das Divisões E-1 e E-2. Fomos recebidos com um suculento café colonial, preparado pelas simpaticíssimas domadoras do LC Casimiro de Abreu. A muito custo, os gulosos Leões abandonaram os bolos e queijos para se concentrarem na sala de reuniões, onde o CL Fortunato deu início aos trabalhos, compondo a mesa com o Assessor de Estatística do Distrito LC-11, CL Antônio Pinto; o Presidente da Divisão E-2, CL Paulo Marques; o Presidente do LC Casimiro de Abreu , CL Emerson, que secretariou os trabalhos e o Presidente da Divisão E-1, CL Eliezer Crispim,(da esquerda para a direita), iniciando-se o protocolo de praxe com a invocação a Deus feita pela DM Presidente Rosângela, a guarnição às bandeiras e o hino de reverência ao Pavilhão Nacional.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Festa Infantil de Natal




Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio, um dos mais carentes do Município, foi o escolhido pelo Lions Clube Cabo Frio para a festa de Natal das crianças. No pátio da Igreja de São Pedro e São Paulo, cerca de 200 crianças se postaram ao sol forte de um típico dia de verão, enquanto eram pesadas e encaminhadas para dentro da Igreja, gentilmente cedida pelo pároco local, já que a Prefeitura “esqueceu” de nos emprestar as tendas que acolheriam as crianças, solicitadas por ofício. Mas isto não empanou o brilho da festa ou a animação da garotada, que vibrou com o Professor Trajano, animador voluntário que sempre nos acompanha nos eventos natalinos, ou com o Papai Noel, requisitado por todas as mães para que tirássemos fotos de seus filhos com eles. Posteriormente, serão impressas e encaminhadas à Pastoral do Menor, para que lhes sejam entregues.
A festa de Natal das Crianças é um projeto do Lions Clube Cabo Frio, criado e capitaneado pelo CL Edson Lemos e sua DM Sandra juntamente com as Amigas do Lions e que já se repete, há 4 anos, com o mesmo sucesso. A cada ano é escolhida uma comunidade carente e faz-se um levantamento do número de crianças, por sexo e idade. Com base nestes dados, de março a novembro as Amigas do Lions se reúnem e costuram, uma vez por semana, na nossa sede comunitária, na rua José Paes de Abreu nº 03, Centro, onde se encontram as máquinas que recebemos em doação. Também doadas são as fazendas, as linhas e os aviamentos das roupas.
Escolhida a data e o local para a realização da festa, fazemos um evento para coleta de fundos, carreados para a compra dos brinquedos, das guloseimas e dos refrigerantes que serão distribuídos. Cadastradas as crianças, todos os presentes são colocados em sacos personalizados que, depois, poderão ser usados para guardar a roupa íntima da garotada.
Este ano, servimos 250 cachorros-quentes, 250 sacos com pirulitos, chocolates e doces diversos, 300 pacotes de bolos, 350 saquinhos de pipoca e refrigerantes diversos, sob as bênçãos do Cristo crucificado e dos apóstolos Pedro e Paulo, pintados na parede da Igreja, simples como a população do local em que foi construída, mas plena de energia positiva e de Amor ao próximo. Acabada a festa e feita a limpeza do local, o cansaço e o calor são esquecidos, porque nos resta apenas o sentimento de que, mais uma vez, o Lions Cabo Frio fez jus ao lema: Nós Servimos!
Primeira foto, á esquerda, vista externa da Igreja de S. Pedro e S. Paulo, com as mães e crianças chegando; segunda, à direita, mostra um momento da pesagem das crianças; na terceira foto, á esquerda, vemos algumas das sacolas personalizadas, que continham roupas e presentes; quarta foto, à direita: Papai Noel fotografa com um bebê; na quinta foto, à esquerda: o Prof. Trajano e seu boné vermelho conseguiram prender totalmente a atenção da garotada, que cantou e dançou usando, apenas, os bracinhos e as mãos - grande animador e grande voluntário; finalmente, o interior da Igreja, vendo-se, à frente do altar, a DM Presidente Nailza, uma das Amigas do Lions e voluntária da costura e o Secretário do LC Cabo Frio, CL Antônio Riqueza.

domingo, novembro 19, 2006

Parabéns, Cabo Frio, por seus 391 anos !

Dia 13 de novembro, Cabo Frio comemorou seus 391 anos de beleza e alegria com um desfile no Centro de Eventos recém-construído. Com as arquibancadas lotadas, os alunos das escolas municipais e as principais agremiações da cidade lá estiveram, marchando garbosamente ao som das fanfarras. O Lions Clube Cabo Frio também se fez representar, levando 35 escoteiros do Grupo Manoel Rocha, acompanhados de seu Presidente CL Marcelo Soares, do Presidente do LC Cabo Frio, CL Almir Carmona e da DM Presidente Nailza.
Morar em Cabo Frio é, realmente, um privilégio. As praias de dunas brancas, o mar de águas claras que, visto de longe, comunga o verde ao azul profundo de forma indescritível, seu povo hospitaleiro, o vento sempre a soprar, tornando ameno o clima. E o poeta Vitorino Carriço, autor do Hino de Cabo Frio, conseguiu colocar em palavras todo o encanto e sedução desta cidade, nos versos finais de sua canção:
"Forasteiro, não há forasteiro,
Pois nesta terra todos são iguais..."

domingo, novembro 05, 2006

Aniversário do LC S. Pedro da Aldeia


Dia 04 de novembro o Lions Clube São Pedro da Aldeia recebeu a visita do Governador Gumercindo Moura e de sua esposa e Secretária do Distrito LC-11, CaL Nilma, que visitaram o clube nos festejos da comemoração de seus 26 anos de existência. A assembléia se encerrou com um coquetel, mesa de frios e um grande baile, eventos idealizados pela Presidente do Clube, CaL Vanilda Biedert, no qual a alegria dos presentes fez par com a simpatia do Governador, que mostrou, juntamente com sua DM, o quanto o casal está afinado com as danças de salão, não perdendo uma só música. O LC S. Pedro da Aldeia é nosso clube afilhado e os "papais" do LC Cabo Frio orgulham-se de terem apadrinhado um clube que já deu, ao DLC-11, dois Governadores. Para variar, o troféu de Delegação mais Numerosa foi entregue ao Presidente de Cabo Frio, CL Almir Carmona. Nas fotos, vemos o Gov. CL Gumercindo entregando o pin de sócio fundador ao CL Jauberi e a CaL Nilma recebendo o presente do LC S. Pedro, uma réplica, em mármore branco, do obelisco, marco histórico da cidade, tombado pelo patrimônio histórico.

Campanha contra o Glaucoma



Dia 04 de novembro, sábado, de 13,30 às 17 horas, o Lions Clube Cabo Frio, em parceria com o Distrito LD-1 e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, realizou no Shopping Lagoa, centro de Cabo Frio, a Campanha de Prevenção ao Glaucoma, com a participação do nosso oftalmologista e Leão honorário, CL Demócrito, que realizou os exames técnicos. Distribuímos centenas de folhetos explicativos sobre esta doença que, se não diagnosticada a tempo e corretamente tratada, pode causar cegueira irreversível. O sucesso foi tanto que até os turistas nos procuraram, levando-nos a atender não só aos moradores do município como, também, de Niterói, S. Gonçalo, S. Pedro da Aldeia, Tijuca e São Paulo. Nas fotos, vemos as Cals Rosinha e Jerusa juntamente com as DMS Nailza e Lúcia e o CL Demócrito atendendo a uma paciente.