sexta-feira, setembro 15, 2006

Grandes Nomes do Leonismo no Brasil

ARMANDO FAJARDO (in memorian)
Ilustre advogado, com ele iriam ser dados os passos iniciais para a fundação do Leonísmo no Brasil, tal como relata: “às 4:30 horas de uma madrugada chuvosa, assití à comprovação mais evidente do que era o Leonísmo, vendo aquele agrupado de companheiros aguardando toda a noite, minha passagem por Carrasco em um avião com mais de seis horas de atraso. Conversamos animadamente e recebi o convite, que aceitei, de ser o organizador do leonísmo brasileiro.” E eis que é chegada a ocasião: Ano, 1952; Mês, abril; Dia, 16, quarta-feira; Hora, 12:00; Local, Sede Social do Jockey Club Brasileiro, à Avenida Rio Branco, 137/139; Cidade, Rio de Janeiro, capital do país. A partir daí, são dados os primeiros e decisivos passos do leonísmo em terras brasileiras que, ao correr dos tempos, iriam demonstrar quão férteis eram.
Trecho extraído da página 36 de "Uma História do Leonísmo no Brasil" – edição de 1979, da autoria de Alexandre Campos da Costa e Silva.
Armando Fajardo, iria se tornar, por outorga da Convenção Nacional de Salvador, em 1964, no Patrono do Leonismo no Brasil. Cinco anos depois, o Leonísmo Brasileiro punha-se de luto (12/10/1893 - 13/06/1969), lamentando e já sentindo a falta de seu grande realizador.

JOÃO FERNANDO SOBRAL
Em junho de 1976, na Convenção Internacional de Lions Clubes em Honolulu, tornou-se o PRIMEIRO BRASILEIRO E PRIMEIRO SUL-AMERICANO a assumir a Presidência da Associação Internacional de Clubes de Lions, tendo como slogan a frase que marcou época: “Faça Seu Semelhante Sentir-se Necessário”. Sobral, como é conhecido, pertence ao Lions Clube São Paulo Belém.

AUGUSTIN SOLIVA
Agora, para o ano leonístico (julho/1996 a junho/1997) assumia o 2º brasileiro a Presidência da Associação Internacional de Lions Clubes, em Montreal, Canadá, trazendo como tema a construção de parcerias capazes de beneficiar as comunidades no mundo, e estabelecendo a figura de uma ponte como símbolo do entendimento e da união entre os povos e as pessoas.

Tanto o CL Sobral quanto o CL Soliva são, também, figuras proeminentes no Círculo Cibernético Leonístico da Língua Portuguesa, Circlelp, e no Aplions - Apaixonados pelo Lions - entidades Leonísticas virtuais nas quais o Lions Cabo Frio tem representação. Agradecemos ao CL Marco Zaparolli e seu belíssimo trabalho de resgate à memória leonística.

Nenhum comentário: