domingo, setembro 24, 2006

1ª Reunião do Comitê Asessor

Neste domingo, 24 de setembro, a Divisão E-1, sob a presidência de seu Diretor, CL Paulo Marques, do LC Cabo Frio, reuniu-se no Clube de Lions de S. Pedro da Aldeia para a realização do 1º Comitê Assessor deste novo ano leonístico. Recepcionados carinhosamente pela Presidente CaL Vanilda e seu marido e tesoureiro do Clube, CL Werner Biedert, notou-se, apenas, a ausência do Lions Clube Saquarema, que não mandou representantes. O Presidente da Divisão optou por organizar 3 palestras: a primeira delas, do médico cardiologista e gerontologista Dr. Francisco Neto (foto), que discorreu sobre o controle de colesterol e a influência dos exercícios e da alimentação nas doenças coronarianas. Como curiosidade, explicou a estreita relação existente entre o tamanho da cintura de um indivíduo e o risco de qualquer tipo de acidentes vasculares. Afirmou que as mulheres que possuem mais de 80 cm de cintura e os homens, mais de 90 cm, têm mais chance de sofrer enfartes e tromboses. Sob intensos aplausos, distribuiu folhetos explicativos sobre a melhor alimentação para os acima de 40 anos.
Em seguida, o CL Clésio prendeu a atenção de todos com a instrução leonística, ao recordar a nobre figura de Melvin Jones e a fundação do Leonismo, ressaltando a importância de observarmos, com rigor, o protocolo leonístico que, no seu entender, é um dos motivos de crescimento do Lions mundialmente.
Por fim, o Presidente da Região E, CL Jorge Fortunato, teceu comentários sobre as duas palestras anteriores, dizendo-se também um defensor do protocolo leonístico e sendo homenageado pelos Companheiros presentes por haver recebido uma comenda especial da Associação Internacional de Clubes de Lions.
Após a reunião, um suculento churrasco encerrou o evento, em ambiente de alegria e confraternização, tal como se vê na foto abaixo.

terça-feira, setembro 19, 2006

Bibliografia Leonística


Muitos Companheiros Leões têm escrito livros importantes sobre o Leonismo, embora alguns não tenham tido a merecida publicidade. Para aqueles que amam as atividades leonísticas e querem conhecê-las mais a fundo, o Lions Cabo Frio indica a seguinte bibliografia, encontrada na Fundação Armando Fajardo e, pela internet, no site do Disrito LC-2 (tels. (11) 5572-1565 ou através do e-mail zete@fundacaolions.org.br.
"Cartilha do Leão Sabido" -CL Áureo Rodrigues
"Roteiro Leonistico" - CCLL Benedito C. Siqueira de Moura e Merval de Oliveira Melo
"Pequena História do Leonismo Brasileiro" - CL Zander Campos da Silva
"As Leis do Leonismo" - CL Zander Campos da Silva
"Novo Vademecunn de Dirigentes" - Aureo Rodrigues e J.C. Engler de Vasconcelos
"Descobrindo o Leonismo" - Alfeu Nilson Mallmann
"Uma História do Leonismo no Brasil" - Alexandre Campos da Costa e Silva
"Garimpos do leonismo" - Manuel Fernandes da Cruz
"Bússola Leonística" - Vicente Claudio Nunes de Souza e Mª Emílis Moreira Souza
"Cartilha do Leão" - Henrique Alves Pereira Júnior
"Pelos Meandros do Protocolo" - Nelcy Pereira Guimarães

sexta-feira, setembro 15, 2006

O Leonismo no Brasil

A doutrina leonística foi criada nos EEUU, em 1917, por Melvin Jones e trazida para o Brasil, em 1952, por Armando Fajardo, onde encontrou um vasto e receptivo campo para sua aplicação. Para aqueles que não conhecem a extensão do Leonismo no Brasil, este é o mapa do nosso País com as divisões em 4 grandes Distritos Leonísticos Múltiplos, que vão do LA ao LD e que, por sua vez, se subdividem em Distritos simples, numerados aritmeticamente. Assim, temos o Múltiplo LA, subdividido de LA-1 a LA-6, com 286 clubes e 9.924 associados; o LB, subdividido de LB-1 a LB-4, com 220 clubes e 5.355 associados; o LC, com sua divisão de LC-1 a 12, com 591 clubes e 13.043 Leões e, finalmente, o LD,composto pelos distritos LD-1 a LD-9, com 512 Clubes e 12.767 associados, em um total de 1.617 Clubes e 38.089 associados só no Brasil. Estes são números fornecidos pela Associação Internacional de Clubes de Lions e computados até 31/07/2006. Servem como curiosidade e fonte para pesquisa sobre o Leonismo.
Agradecemos, na oportunidade, ao EDI Mauro Werneck e ao CL Marcos Zaparolli por permitirem a utilização desses dados.

Grandes Nomes do Leonismo no Brasil

ARMANDO FAJARDO (in memorian)
Ilustre advogado, com ele iriam ser dados os passos iniciais para a fundação do Leonísmo no Brasil, tal como relata: “às 4:30 horas de uma madrugada chuvosa, assití à comprovação mais evidente do que era o Leonísmo, vendo aquele agrupado de companheiros aguardando toda a noite, minha passagem por Carrasco em um avião com mais de seis horas de atraso. Conversamos animadamente e recebi o convite, que aceitei, de ser o organizador do leonísmo brasileiro.” E eis que é chegada a ocasião: Ano, 1952; Mês, abril; Dia, 16, quarta-feira; Hora, 12:00; Local, Sede Social do Jockey Club Brasileiro, à Avenida Rio Branco, 137/139; Cidade, Rio de Janeiro, capital do país. A partir daí, são dados os primeiros e decisivos passos do leonísmo em terras brasileiras que, ao correr dos tempos, iriam demonstrar quão férteis eram.
Trecho extraído da página 36 de "Uma História do Leonísmo no Brasil" – edição de 1979, da autoria de Alexandre Campos da Costa e Silva.
Armando Fajardo, iria se tornar, por outorga da Convenção Nacional de Salvador, em 1964, no Patrono do Leonismo no Brasil. Cinco anos depois, o Leonísmo Brasileiro punha-se de luto (12/10/1893 - 13/06/1969), lamentando e já sentindo a falta de seu grande realizador.

JOÃO FERNANDO SOBRAL
Em junho de 1976, na Convenção Internacional de Lions Clubes em Honolulu, tornou-se o PRIMEIRO BRASILEIRO E PRIMEIRO SUL-AMERICANO a assumir a Presidência da Associação Internacional de Clubes de Lions, tendo como slogan a frase que marcou época: “Faça Seu Semelhante Sentir-se Necessário”. Sobral, como é conhecido, pertence ao Lions Clube São Paulo Belém.

AUGUSTIN SOLIVA
Agora, para o ano leonístico (julho/1996 a junho/1997) assumia o 2º brasileiro a Presidência da Associação Internacional de Lions Clubes, em Montreal, Canadá, trazendo como tema a construção de parcerias capazes de beneficiar as comunidades no mundo, e estabelecendo a figura de uma ponte como símbolo do entendimento e da união entre os povos e as pessoas.

Tanto o CL Sobral quanto o CL Soliva são, também, figuras proeminentes no Círculo Cibernético Leonístico da Língua Portuguesa, Circlelp, e no Aplions - Apaixonados pelo Lions - entidades Leonísticas virtuais nas quais o Lions Cabo Frio tem representação. Agradecemos ao CL Marco Zaparolli e seu belíssimo trabalho de resgate à memória leonística.

sábado, setembro 09, 2006

Dia do Médico Veterinário



Hoje, 09 de setembro, comemora-se o dia do Médico Veterinário, profissão exercida pelo nosso atual Presidente, CL Almir Carmona, e pela filhote do Diretor de Patrimônio, CL Marcelo S. Ferreira, a Dra. Renata Ferreira. O Médico Veterinário é o principal responsável pela produção e fiscalização da qualidade dos alimentos de origem animal, setor a que se dedica o Presidente Carmona como fiscal federal, e pelo bem estar dos animais de companhia, guarda e estimação, como o faz, com muito amor e integral dedicação, a Dra. Renata. A eles, e a todos os Veterinários do Brasil, as homenagens do Lions Clube Cabo Frio.

domingo, setembro 03, 2006

Setembro: mês das Domadoras

Na foto, um grupo de Domadoras de Cabo Frio, ostentando com orgulho o seu uniforme.
Digam-me, Companheiros, que seria de um Clube de Lions sem essas abnegadas mulheres que, se tecnicamente não são associadas do Clube, na verdade são um de seus esteios? Sempre presentes, tanto nas campanhas quanto nas reuniões, colaboram ativamente com seus maridos na causa do SERVIR e no engrandecimento do Leonismo. A elas, neste mês de flores e temperatura amena, que bem simbolizam a beleza e a doçura de nossas "meninas", a homenagem do Lions Clube Cabo Frio, em forma de um poema feito pela nossa CaL e Domadora Mary Jane, do LC São Gonçalo:

Oração das Domadoras
Bendito sejas, Senhor, porque em nossas almas colocastes o desejo de servir.
Bendito sejas, Senhor, pelo Leão que nos destes como companheiro, para partilharmos de seus ideais.
Faça-nos, Senhor, refúgio para o companheiro cansado, ferido e que seu espírito encontre em nós a tranqüilidade e o alento para reiniciar a luta.
Dá-nos, Senhor, cada vez mais, forças para remover as pedras de todos os caminhos e a humildade sempre presente de sermos heroínas anônimas.
Faça-nos sorrir, Senhor, quando temos vontade de chorar; faça-nos fortes para carregarmos a fadiga dos fracos e estender os braços, ainda que cansados, aos que estão estirados à beira do caminho.
Bendito sejas, Senhor, ainda por sermos vanguardeiras de um grande e sublime ideal:
“Servir”... como Tu serviste!
Amém.
Dm Mary Jane, hoje CaL Mary Jane

sábado, setembro 02, 2006

Baile Beneficente: Lions e a Melhor Idade


Em parceria com o Clube da 3ª Idade Alegria de Viver, o Lios Clube Cabo Frio realizou, no dia 31 de agosto um baile beneficente, com entrada a R$ 5,00 e mais um kilo de alimento não perecível. Apesar do vento frio que assolou a região, conseguimos apurar quase 200 kilos de alimentos, que serão distribuídos a entidades comunitárias. Na foto, os 4 sacos com os alimentos angariados.