segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Instrução Leonística: LIDERANÇA E VOLUNTARIADO (parte 1)

"Liderança" é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem e das organizações.

É possível ser líder sem ser chefe?

Existe uma diferença fundamental entre autoridade formal e liderança. Quando a autoridade é formal, a equipe adota as normas já incorporadas na figura da autoridade (presidente) e não as emanadas pela pessoa que ocupa o cargo.
Idealmente, todos os presidentes, diretores ou assessores deveriam ser líderes, mas algumas vezes isso não acontece. Esta é a diferença da liderança de fato para a liderança de direito.
Como se forma um líder?

A liderança é a autoridade que tem base pessoal e, portanto, depende das qualidades intrínsecas do líder e não do cargo que ele ocupa. São aspectos que caracterizam um líder a competência técnica (o estudo das regras leonísticas, por exemplo), a habilidade de comunicação (quem lidera as palavras, lidera ações), e a empatia com o grupo (a capacidade de se colocar no lugar de outrem, vivenciando os sentimentos dessa pessoa ou grupo).

É importante frisar que os hábitos de trabalho de um líder acabam servindo de exemplo a ser seguido pela equipe. A liderança também envolve ouvir, advertir, prevenir e resolver problemas de seu grupo. Com isso, tanto a presidência quanto a diretoria satisfazem duas expectativas de seus voluntários :
a) atenuam a preocupação dos associados em relação à instituição;
b) ajudam a resolver suas dúvidas no desempenho de uma função.

Todos podem ser líderes? O tempo todo?

Sabemos hoje que a liderança é vista como um conjunto de habilidades e conhecimentos que podem ser aprendidos, desenvolvidos e aperfeiçoados. A pessoa que, com sucesso, comanda seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é Líder. Um grande líder tem esta capacidade dia após dia, ano após ano, em todo tipo de situação.

Acrescente-se que um líder deve possuir a habilidade de julgar a capacidade de cada companheiro de maneira coerente e sensata. Desta forma, ele poderá compor seu corpo de voluntários visando alcançar um objetivo pré-estabelecido. Qualquer erro de decisão poderá levar a conflitos internos, tanto a nível administrativo, quanto a nível pessoal.

Lembre-se: como Leão, você já é um Líder. Aperfeiçoe esta liderança e alcance o sucesso nos seus projetos leonísticos.

Cal Rosinha Menezes – Assessora Distrital, LC-11, 02/08

Nenhum comentário: