sexta-feira, março 07, 2008

8 de março: Dia Internacional das Mulheres

Não obstante a tentativa, ocorrida no período de 1910 a 1920, de dar às mulheres um dia de condigna comemoração por serem a fonte da vida, as administradoras de suas famílias, as profissionais que mantêm - ou ajudam a manter - um lar, somente em 1975 a ONU instituiu o dia 08 de março como o Dia Internacional das Mulheres.

Segundo a wikipedia, a história que ensejou a escolha desta data é mais uma das lendas urbanas que percorrem o mundo. Será que é importante a veracidade, ou não, da morte criminosa de 129 teceloas em um incêndio numa fábrica têxtil? Este fato mudou o rumo da história feminina ou continuamos, até os dias de hoje, tendo que matar um touro por dia para mostrar o nosso valor? Temos as mesmas oportunidades profissionais, em cargos idênticos ganhamos o mesmo que os homens, os afazeres caseiros são divididos ou exercemos dupla, tripla jornada de trabalho?

Como não sou feminista - mas ferrenhamente feminina - deixo as respostas para esta juventude, que está conseguindo mudar paradigmas e realidades. Quero apenas lembrar que, somente em 1932, adquirimos, no Brasil, o direito de votar e sermos votadas e que, até bem pouco tempo, o Código Civil Brasileiro nos comparava aos silvícolas, encarando-nos como incapazes para vários atos da vida civil.

No movimento leonístico, somente no AL 1986/87, na Convenção de Taiwan, foi aprovado o ingresso das mulheres no Lions. A 4 de julho de 1987, a CaL Maria Nydia Manzano de Freitas tomou posse, no LC de Assis, S. Paulo, como a 1ª mulher brasileira a fazer parte da Associação Internacional de Clubes de Lions.

No mais, minhas amigas e companheiras, para comemorar o nosso dia, deixo a cópia deste belíssimo e-mail remetido pela PDG CaL Ana Sinhorini, do Distrito LD-6, a mim encaminhado pela sensibilidade do EDI CL Mauro Werneck, incluindo a sua dedicatória.

Para Eliane, Laila, Lu, Elaine, Bruna, Flavia, outra Flávia, Suely, Ilza, Luci, Lucia, Marly, Iria, Rosinha, Rosane, Tereza, Neddy, Inajá, Marlene, Arlete, Vanísia, Ana Lúcia, Ellen, Selma e todas as mulheres do mundo, com um beijo em cada uma,
Mauro Werneck

Minhas queridas amigas, Companheiras Leão e Domadoras!

A História das mulheres é também aquela da criança, da família, do trabalho, das artes. É a história do seu corpo, da sua sexualidade, dos seus sentimentos, marcada sempre pelo desejo de ir além, de sentir além, de ser além...

A mulher chega ao século XXI com muita luta e charme, extrapolando todos os limites para alcançar um universo sem fronteiras, sem fim...

Esta é você...Mulher, Companheira, Domadora!

Parabéns em todos os dias... especialmente neste sábado, o Dia Internacional da Mulher!!!

Todo o carinho, respeito e admiração de sua "Amiga para Sempre"!
PDG Ana Sinhorini (LD-6)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Rosa feliz dia de todos os dias para todas nós!!!

bjks
Ivone