quinta-feira, junho 05, 2008

COMEMORANDO O DIA DO MEIO AMBIENTE




05 de junho: Dia Internacional do Meio Ambiente


Desde ontem a mídia não tem outro assunto que não seja o meio-ambiente. Será que o mais cruel dos predadores, o mais irresponsável e destrutivo dos animais criados por Deus, o bicho-homem, está tomando consciência de seus atos? Entre tantas manchetes sobre a destruição da natureza, publicadas entre os dias 03 e 05 de junho, vejamos três delas:

03/06: “O que o setor produtivo pode fazer pelo que ainda resta da Mata Atlântica”. Só restam 8% da Mata Atlântica, segundo pesquisa do Ipea. 98% já se perderam. Especialistas não hesitam em considerá-la a mais rica em biodiversidade da Terra.

04/06: “Floresta perto do colapso”. Desmatamento em Papua Nova Guiné atinge níveis críticos. A terceira maior floresta tropical do mundo (a segunda é a da Indonésia e a primeira, a Amazônica), deverá ter seu território devastado até 2021 pelas multinacionais e com a cumplicidade dos governantes.

05/06: “Aquecimento global: a meta do Protocolo de Kyoto é que os países desenvolvidos reduzam a emissão de poluentes em 5,2% até 2012”. Desde 1997, mais de 130 países já ratificaram o documento, mas o EEUU, o maior emissor de gases poluentes do mundo, recusam-se a assinar o acordo.

E quanto à nossa floresta amazônica, tão disputada internacionalmente? Fruto do movimento de alguns artistas brasileiros, mais de um milhão de pessoas assinaram o Manifesto Amazônia Para Sempre, repudiando o desmatamento de 16% da floresta virgem, área equivalente a duas Alemanhas e a 3 estados de S. Paulo.
Quem quiser participar deste movimento, segue o endereço virtual:
assine@amazoniaparasempre.com.br


E o nosso Lions, como se coloca frente às aberrações que, em nome do progresso e do lucro fácil, o homem vem realizando? Bem, recebi a informação de que, em campanha capitaneada pelo nosso Diretor Imternacional, CL Fabrício, 490 outdoors, conclamando os companheiros?, o povo? sei lá quem? ao plantio de árvores,foram espalhados por várias cidades brasileiras. Interessante, porque só soubemos do evento porque um companheiro viu o outdoor em sua cidade e, em nosso círculo leonístico virtual (APLIONS), perguntou do que se tratava. Isto quando a campanha já se findava. A partir daí, seguiram-se vários e-mails com as mais que devidas reclamações e as respostas do DI Fabrício com frágeis explicações.

Mas a história não pára por aqui, pois que a voz sempre ponderada do PDI Mauro Werneck se fez ouvir, nesta mensagem de paz e de incentivo:

“Queridos Companheiros,

Esclarece-nos nosso Diretor Internacional, CL Fabrício de Oliveira, que,além do valor de US$40.000,00 = R$68.000,00, não houve custo para ninguém no que tange à veiculação por meio de quase 500 "outdoors" em diferentes cidades brasileiras sobre o plantio de árvores pelos Lions Clubes, já que a Central de Outdoors, sediada em S. Paulo e com representações em outros estados, bancou a diferença em troca de sua apresentação como única patrocinadora da campanha.

MEUS AMIGOS, MINHA EXPERIÊNCIA COM O LEONISMO BRASILEIRO MOSTRA QUE, POR FALTA DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA INTERNA, O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO DOS CLUBES, DOS LEÕES E DOS DISTRITOS É SEMPRE LENTA. ASSIM FOI COM OS PRIMEIROS ANOS DAS CAMPANHAS SIGHTFIRST I E II, DE PRODUÇÃO QUASE NULA. ASSIM TAMBÉM FOI O INÍCIO DO "CARTAZ DA PAZ", HOJE POPULARÍSSIMO ENTRE OS CLUBES. A MESMA COISA OCORREU COM O USO DE INTERNET PARA OS INFORMES MENSAIS, O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS A1, ETC.

TENHO A CERTEZA DE QUE, SE ESTA CAMPANHA SE REPETIR NO PRÓXIMO ANO, E NO OUTRO, E NO OUTRO, ASSIM POR DIANTE, DENTRO DE 3 ANOS SERÁ UM SUCESSO.

FAÇO POR ISSO UM APELO AO NOSSO FABRÍCIO E A NOSSA ROSANE QUE FAÇAM DE TUDO PARA QUE ESTA CAMPANHA PROSSIGA POR PELO MENOS DOIS ANOS MAIS.

ESTOU CONVICTO QUE ACONTECERÁ O MESMO DO QUE VEM OCORRENDO COM ESTE 3º ANO DA CSF II, EM QUE OS RESULTADOS SUPERAM EM MUITO OS OBTIDOS NO 1º ANO.

Abraços em todos e vamos plantar as árvores que forem possíveis. No Distrito LC-1, o LC-Petópolis-Itaipava, muito voltado para as Ações Ambientais e focado no Plantio de Árvores desde o princípio da Campanha, está fazendo sua parte.

Com o APLIONS dos nossos sonhos, nunca mais ocorrerão problemas como este da Campanha do Meio Ambiente, à qual faltou, certamente, divulgação e motivação nas raízes do Movimento Leonístico, que, afinal, é o que de fato conta e funciona !
Abraços em todos

Mauro Werneck

E o golpe final veio com a ponderaçao do CL Ari Morato:
Iniciar uma campanha de divulgação sem o conhecimento das bases, além de
certamente ficar só nisso, ou seja, apenas divulgar o que não será realizado, arranhando a credibilidade do Leonismo, ainda cria arestas com os associados deste grande movimento, pois todos se sentirão desprezados pelo despreparo dos dirigentes.

Precisamos melhorar a assessoria dos nossos dirigentes.
***********************************************


O tema continuará, especificamente com a análise do meio ambiente em Cabo Frio e algumas cidades da Região dos Lagos.

Nenhum comentário: