segunda-feira, dezembro 18, 2006

Parceria empresarial dá o tom à festa

A parceria de 4 empresários de Cabo Frio, com o também empresário CL Marcos Vaz, resultou em uma festa para 290 crianças carentes da periferia de Cabo Frio. Às 9 horas da manhã, as crianças e seus responsáveis já se acotevelavam no portão do Lions Clube Cabo Frio, onde um gostoso churrasco e muito refrigerante esperava por elas. Por ordem da Prefeitura, a rua foi fechada aos carros, ofertando às crianças um espaço maior para as brincadeiras.
Sorrisos marcaram o rostinho da garotada, que, agarradinhos aos brinquedos ganhos, se despediu às 16 horas, gloriosamente exaustos. O jornalista Marcelo Rosa fotografou e filmou a festa, que será notícia na imprensa de Cabo Frio e prometeu nos remeter uma foto para o nosso blog.

Balé da Comunidade: Apresentação de Dezembro

Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Balé da Comunidade do Lions Clube Cabo Frio fez a sua segunda apresentação de gala no ano. Desta vez, com melhor divulgação do que em julho, o Teatro Municipal não deu vazão ao número de pessoas que acorreram para prestigiar o magnífico trabalho da maitre Ophelia Curvello e contribuírem com um quilo de alimento não perecível. Teatro lotado, o excedente apenas ouvia as músicas, pois não dava sequer para sair do foyer e entrar no recinto. Chegar próximo ao palco para fotografar a dança, era tarefa impossível, tal o número de pessoas sentadas nas escadas que levam os espectadores até a boca de cena.
Em um verdadeiro "tour de force", a maitre Ophelia Curvello conseguiu colocar no palco as 193 crianças que compõem o Balé da Comunidade. E o povo correspondeu ao pedido de solidariedade com os mais carentes, levando-nos a arrecadar cerca de uma tonelada de alimentos, talvez até um pouco mais, pois acabamos nos perdendo nas contas. Cinco entidades, representando diversos segmentos da sociedade, foram beneficiadas: pela igreja católica, a Toca de Assis, masculina e feminina; pelos evangélicos, a Igreja Metodista; pelos espíritas, o Lar Abrigo Jesus, notando-se que, nestas 4, o público alvo são os moradores de rua e os doentes e, finalmente, o Lar Esperança, que trabalha apenas com soropositivos.
Merecem nossos agradecimentos: o Prefeito Municipal, Dr. Marquinho Mendes e o Secretário de Cultura, Dr. Milton Alencar, que nos cederam gratuitamente o Teatro Municipal; o comunicador Amaury Valério, da Rádio Ondas e TV canal 10 que, além de contribuir com a arrecadação de fundos para o balé, sempre abre espaço, em seus programas, para que se fale dos eventos leonísticos. E hoje, segunda-feira, mais uma vez fomos ao programa Amaury Valério para, nesta oportunidade, agradecer à sociedade de Cabo Frio, que acorreu ao nosso chamado de uma forma tão solidária. Parabéns, Cabo Frio e o muito obrigada do Balé da Comunidade, do Lions Cabo Frio e desta excepcional voluntária Professora Ophelia Curvello.
E até a Feira de Flores de Holambra, que será realizada, na praia do Forte, a partir de 19 de janeiro. O Lions Cabo Frio não pára!

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Almoço de Confraternização : Natal de Companheirismo


Domingo, o Lions Cabo Frio reuniu-se para a sua festiva de Natal, estreitando os laços de companheirismo que unem os associados do Clube. Nosso Presidente CL Almir Carmona agradeceu a todos pelo apoio que vem recebendo neste ano leonístico e aos convidados por sempre prestigiarem as atividades do LC Cabo Frio, passando a palavra à sua Domadora Nailza, que discorreu sobre o Companheirismo que existe em nosso Clube, também se manifestando o CL Antônio Riqueza, Secretário.
À mesa, o tema era bacalhau, encontrado num delicioso arroz de bacalhau, bacalhau à moda portuguesa e salada de feijão fradinho com bacalhau. Para os que não eram adeptos do peixe, um suculento chester, além de várias saladas.
Após o almoço, foram sorteados os amigos ocultos, em meio a risos e brincadeiras. O CL Rui Barbosa, juba larga com mais de 50 anos de leonismo e em processo de transferência do Lions S. Cristóvão para o nosso Clube, prestou uma homenagem pessoal à DM Nely e à CaL Rosinha, ofertando-lhes dois livros para as suas bibliotecas. Emocionada por ter sido citada como uma mulher sábia e inteligente, sempre pronta a apagar as fogueiras de vaidades, a Cal Rosinha agradeceu, convidando a todos para o jantar de confraternização do Movimento Pró-Direitos Civis Viva Lagos, criado pela OAB-Cabo Frio e do qual foi uma das criadoras do estatuto, como representante do Lions. Também homenageados foram os aniversariantes do mês de dezembro, com bolo e a tradicional música de parabéns, além dos presentes, comprados com muito carinho, pelas DMs Nailza e Marlene Riqueza.
E nesta tarde de tantas emoções, mais uma aconteceu: a CaL Rosinha entregou, formalmente, a ficha de filiação da futura Companheira Leão Maria de Lourdes, já plenamente entrosada com as atvidades leonísticas e entusiasmada para delas fazer parte.

Fotos: Acima, os presentes ao pé da Árvore de Natal e do presépio e a nossa mesa de Natal. Abaixo, a futura Cal Maria de Lourdes abraça uma convidada e o CL Presidente com o CL Raul LLora, ex-Presidente do Clube e ex-Presidente de Divisão.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Dia Internacional do Leoísmo

Há 49 anos atrás, no dia 05 de dezembro de 1957, foi criado, nos Estados Unidos, o primeiro Clube de Leos. Quase 10 anos após, a Associação Internacional de Clubes de Lions adotou o Leoísmo como programa oficial, com o mesmo objetivo que perdura até os dias de hoje, o de "oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional". Hoje o Leoísmo está presente em 130 países, congregando 5.400 jovens. No nosso Distrito Múltiplo Leoístico, o LC aglutina 2.600 sócios em 105 Leos Clubes. Parabéns a estes jovens idealistas, que adotaram, tal como nós Leões, a causa do SERVIR.

Baile Beneficente do Lions

Embora com atraso, devemos registrar o 2º Baile Beneficente do LC Cabo Frio, realizado no dia 30 de novembro, nos salões do Clube Santa Helena. 150 pessoas contribuíram com 1 kilo de alimento não perecível, além do ingresso de R$ 5,00, carreados para o pagamento dos músicos e para o fundo de obras da sede comunitária. Parabéns ao CL Antônio Riqueza, responsável por mais este evento.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Seminário da Região E

Iniciando o Seminário, o Presidente CL Fortunato falou sobre as atividades que cada clube vem realizando e solicitou que todos os Presidentes de Clubes avaliassem o que vem sendo feito neste ano leonístico. Por Cabo Frio, a CaL Rosinha Menezes, representando o Presidente CL Almir Carmona, citou, como campanhas permanentes, o balé da Comunidade que irá se apresentar dias 16 e 17 de dezembro no Teatro Municipal, as Voluntárias da Costura (março a novembro), a festa de Natal das crianças carentes (já realizada), o patrocínio e a presidência do Grupo de Escoteiros Manoel Rocha, e a cessão do espaço para o Coral da 3ª Idade. Como eventuais, as duas Feiras da Pechincha (outubro/novembro); 3 chás com sorteio para arrecadação de fundos; 2 bailes beneficentes, sendo o próximo dia 30/11; a doação de 6 cadeiras higiênicas e 3 cadeiras de rodas; doação de 200 brinquedos para comunidades carentes e de 8 cavaquinhos para o projeto “Apanhei-te Cavaquinho”, que lida com crianças com baixa renda; a feira de flores de Holambra, a acontecer na 2ª quinzena de janeiro de 2007 e a programação, para o início do próximo abril, dos festejos de aniversário de 40 anos do LC Cabo Frio, ressaltando que, provavelmente, tenhamos sido o único clube do LC-11 a participar da Campanha de Prevenção ao Glaucoma.
A palestra do Seminário foi dada pelo CL Clésio Guimarães, do LC Cabo Frio, que discorreu sobre os diversos meios de Comunicação, dos primórdios dos tempos até a era tecnológica, incentivando a todos que utilizassem a Internet como meio de promover o Leonismo e mostrando os prejuízos acarretados pela falta de comunicação entre as pessoas ou entre as entidades. Em jaula aberta, falaram, entre outros, o CL Pardal anunciando que, a partir de 11 de dezembro, terá um programa na Rádio Litoral AM, com espaço para o movimento leonistico; o CL Carlos Magno, Presidente do LC Barra de S. João, apresentando um projeto a ser realizado simultaneamente pelo seu clube, o de Rio das Ostras e os de Macaé, em parceria com as Prefeituras locais; a CaL Rosinha Menezes, complementando a palestra do CL Clésio com os dados sobre o Circle, CircleLeones, Circlelp e Aplions, como movimentos virtuais que usam a Internet para expandir o Leonismo e o CL Antônio Pinto, propondo que os Clubes da Região E se unam em uma moção de apoio à candidatura do CL Jorge Fortunato à Vice-Governadoria.
Como o Presidente da Divisão E-1 deu preferência a incentivar o Companheirismo, convidando para que deixassem a sede e fossem ao seu sítio, onde ofereceria um churrasco em baixo de frondosas jaqueiras, com direito a banho de piscina e jogo de futebol, a reunião foi encerrada para que todos aproveitassem o restante do dia entrelaçando, com muita alegria, os laços de amizade e companheirismo (fotos).

3º Comitê Assessor: Divisão E-2

Assumindo a direção dos trabalhos, o CL Paulo Marques solicitou que os presidentes ou os representantes de Araruama, S. Pedro e Cabo Frio falassem sobre as atividades de seus clubes e das dificuldades que têm encontrado. Em seguida, pediu aos tesoureiros que esclarecessem a existência de eventuais débitos. Por Cabo Frio, o Tesoureiro CL Antunes afirmou que a dívida irreal de US$ 25 cobrada pelo Lions Internacional já fora paga, após dois anos de gestões junto ao órgão internacional, para provar a inexistência do débito, sem qualquer sucesso. Algo como provar que focinho de porco não é tomada. Como metas, o Presidente da Divisão E-2 pediu maior rigor na freqüência dos associados dos clubes e na conservação dos sócios, distribuindo um folheto com os 10 Mandamentos da Conservação de Sócios, feito pelo LC de Camperdown, Austrália. A instrução leonística foi dada pela CaL Rosinha Menezes, do LC Cabo Frio, que prendeu a atenção dos ouvintes ao levá-los a uma viagem ao passado, historiando a vida de Melvin Jones a partir do ano de 1913 e mostrando a forma paciente e perseverante como lidou com as dificuldades para criar o movimento leonístico e o tempo decorrido para se chegar ao símbolo definitivo do Lions, ao aperfeiçoamento do Código de Ética e à aprovação da entrada das mulheres no Lions. Ressaltou que o estudo do passado serve de ensinamento aos dirigentes do presente, pois é mais fácil influenciar uma pessoa de cada vez do que muitos de uma só vez, sendo sábio basearmo-nos nas atitudes de paciência, perseverança e falta de vaidade pessoal de Melvin Jones e do EPI João Fernando Sobral quando assumimos qualquer cargo diretivo, seja no Lions, seja profissionalmente. Nas fotos, parte dos associados da Div. E-2 e o grupo de Cabo Frio.

Em conjunto: Seminário e Comitês Assessores

Neste domingo, na sede do Lions Clube Casimiro de Abreu, por sugestão do Presidente da Região E, CL Jorge Fortunato, realizou-se o Seminário da Região E e os 3ºs Comitês Assessores das Divisões E-1 e E-2. Fomos recebidos com um suculento café colonial, preparado pelas simpaticíssimas domadoras do LC Casimiro de Abreu. A muito custo, os gulosos Leões abandonaram os bolos e queijos para se concentrarem na sala de reuniões, onde o CL Fortunato deu início aos trabalhos, compondo a mesa com o Assessor de Estatística do Distrito LC-11, CL Antônio Pinto; o Presidente da Divisão E-2, CL Paulo Marques; o Presidente do LC Casimiro de Abreu , CL Emerson, que secretariou os trabalhos e o Presidente da Divisão E-1, CL Eliezer Crispim,(da esquerda para a direita), iniciando-se o protocolo de praxe com a invocação a Deus feita pela DM Presidente Rosângela, a guarnição às bandeiras e o hino de reverência ao Pavilhão Nacional.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Festa Infantil de Natal




Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio, um dos mais carentes do Município, foi o escolhido pelo Lions Clube Cabo Frio para a festa de Natal das crianças. No pátio da Igreja de São Pedro e São Paulo, cerca de 200 crianças se postaram ao sol forte de um típico dia de verão, enquanto eram pesadas e encaminhadas para dentro da Igreja, gentilmente cedida pelo pároco local, já que a Prefeitura “esqueceu” de nos emprestar as tendas que acolheriam as crianças, solicitadas por ofício. Mas isto não empanou o brilho da festa ou a animação da garotada, que vibrou com o Professor Trajano, animador voluntário que sempre nos acompanha nos eventos natalinos, ou com o Papai Noel, requisitado por todas as mães para que tirássemos fotos de seus filhos com eles. Posteriormente, serão impressas e encaminhadas à Pastoral do Menor, para que lhes sejam entregues.
A festa de Natal das Crianças é um projeto do Lions Clube Cabo Frio, criado e capitaneado pelo CL Edson Lemos e sua DM Sandra juntamente com as Amigas do Lions e que já se repete, há 4 anos, com o mesmo sucesso. A cada ano é escolhida uma comunidade carente e faz-se um levantamento do número de crianças, por sexo e idade. Com base nestes dados, de março a novembro as Amigas do Lions se reúnem e costuram, uma vez por semana, na nossa sede comunitária, na rua José Paes de Abreu nº 03, Centro, onde se encontram as máquinas que recebemos em doação. Também doadas são as fazendas, as linhas e os aviamentos das roupas.
Escolhida a data e o local para a realização da festa, fazemos um evento para coleta de fundos, carreados para a compra dos brinquedos, das guloseimas e dos refrigerantes que serão distribuídos. Cadastradas as crianças, todos os presentes são colocados em sacos personalizados que, depois, poderão ser usados para guardar a roupa íntima da garotada.
Este ano, servimos 250 cachorros-quentes, 250 sacos com pirulitos, chocolates e doces diversos, 300 pacotes de bolos, 350 saquinhos de pipoca e refrigerantes diversos, sob as bênçãos do Cristo crucificado e dos apóstolos Pedro e Paulo, pintados na parede da Igreja, simples como a população do local em que foi construída, mas plena de energia positiva e de Amor ao próximo. Acabada a festa e feita a limpeza do local, o cansaço e o calor são esquecidos, porque nos resta apenas o sentimento de que, mais uma vez, o Lions Cabo Frio fez jus ao lema: Nós Servimos!
Primeira foto, á esquerda, vista externa da Igreja de S. Pedro e S. Paulo, com as mães e crianças chegando; segunda, à direita, mostra um momento da pesagem das crianças; na terceira foto, á esquerda, vemos algumas das sacolas personalizadas, que continham roupas e presentes; quarta foto, à direita: Papai Noel fotografa com um bebê; na quinta foto, à esquerda: o Prof. Trajano e seu boné vermelho conseguiram prender totalmente a atenção da garotada, que cantou e dançou usando, apenas, os bracinhos e as mãos - grande animador e grande voluntário; finalmente, o interior da Igreja, vendo-se, à frente do altar, a DM Presidente Nailza, uma das Amigas do Lions e voluntária da costura e o Secretário do LC Cabo Frio, CL Antônio Riqueza.

domingo, novembro 19, 2006

Parabéns, Cabo Frio, por seus 391 anos !

Dia 13 de novembro, Cabo Frio comemorou seus 391 anos de beleza e alegria com um desfile no Centro de Eventos recém-construído. Com as arquibancadas lotadas, os alunos das escolas municipais e as principais agremiações da cidade lá estiveram, marchando garbosamente ao som das fanfarras. O Lions Clube Cabo Frio também se fez representar, levando 35 escoteiros do Grupo Manoel Rocha, acompanhados de seu Presidente CL Marcelo Soares, do Presidente do LC Cabo Frio, CL Almir Carmona e da DM Presidente Nailza.
Morar em Cabo Frio é, realmente, um privilégio. As praias de dunas brancas, o mar de águas claras que, visto de longe, comunga o verde ao azul profundo de forma indescritível, seu povo hospitaleiro, o vento sempre a soprar, tornando ameno o clima. E o poeta Vitorino Carriço, autor do Hino de Cabo Frio, conseguiu colocar em palavras todo o encanto e sedução desta cidade, nos versos finais de sua canção:
"Forasteiro, não há forasteiro,
Pois nesta terra todos são iguais..."

domingo, novembro 05, 2006

Aniversário do LC S. Pedro da Aldeia


Dia 04 de novembro o Lions Clube São Pedro da Aldeia recebeu a visita do Governador Gumercindo Moura e de sua esposa e Secretária do Distrito LC-11, CaL Nilma, que visitaram o clube nos festejos da comemoração de seus 26 anos de existência. A assembléia se encerrou com um coquetel, mesa de frios e um grande baile, eventos idealizados pela Presidente do Clube, CaL Vanilda Biedert, no qual a alegria dos presentes fez par com a simpatia do Governador, que mostrou, juntamente com sua DM, o quanto o casal está afinado com as danças de salão, não perdendo uma só música. O LC S. Pedro da Aldeia é nosso clube afilhado e os "papais" do LC Cabo Frio orgulham-se de terem apadrinhado um clube que já deu, ao DLC-11, dois Governadores. Para variar, o troféu de Delegação mais Numerosa foi entregue ao Presidente de Cabo Frio, CL Almir Carmona. Nas fotos, vemos o Gov. CL Gumercindo entregando o pin de sócio fundador ao CL Jauberi e a CaL Nilma recebendo o presente do LC S. Pedro, uma réplica, em mármore branco, do obelisco, marco histórico da cidade, tombado pelo patrimônio histórico.

Campanha contra o Glaucoma



Dia 04 de novembro, sábado, de 13,30 às 17 horas, o Lions Clube Cabo Frio, em parceria com o Distrito LD-1 e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, realizou no Shopping Lagoa, centro de Cabo Frio, a Campanha de Prevenção ao Glaucoma, com a participação do nosso oftalmologista e Leão honorário, CL Demócrito, que realizou os exames técnicos. Distribuímos centenas de folhetos explicativos sobre esta doença que, se não diagnosticada a tempo e corretamente tratada, pode causar cegueira irreversível. O sucesso foi tanto que até os turistas nos procuraram, levando-nos a atender não só aos moradores do município como, também, de Niterói, S. Gonçalo, S. Pedro da Aldeia, Tijuca e São Paulo. Nas fotos, vemos as Cals Rosinha e Jerusa juntamente com as DMS Nailza e Lúcia e o CL Demócrito atendendo a uma paciente.

sábado, outubro 28, 2006

Dia do Funcionário Público

A vocação, a dedicação a suas funções, uma constante atualização de conhecimentos, a conscientização de que está trabalhando para a administração de seu Município, Estado ou País e a existência de valores morais e éticos são as qualidades que devem caracterizar um bom servidor público, para que um País adquira uma gestão transparente, capaz e eficiente. Dentro do Leonismo, temos vários exemplos de Companheiros, Companheiras e Domadoras que souberam honrar a função pública que exerceram - ou ainda exercem - e, a eles, a jaula aberta do Lions Cabo Frio cumprimenta neste 28 de outubro, Dia do Funcionário Público. Parabéns, Companheiros!

segunda-feira, outubro 23, 2006

Segundo Conselho Distrital

Fotos: aspecto da mesa principal e da platéia do 2º CD.
Das 10 às 13 horas de sábado realizou-se, na sede do Lions Clube Cachoeiro de Itapemirim, o 2º Conselho Distrital, presidido pelo Governador Gumercindo Moura. Com muita criatividade, o atual Governador declinou das habituais palestras sobre liderança e, enquanto se reunia particularmente com o Comitê de Honra, designou o CL David Lóss para responder às dúvidas dos Companheiros presentes, em um verdadeiro "pinga-fogo" leonístico. Via-de-regra, as perguntas limitaram-se ao protocolo de Lions, mostrando a falta que faz uma instrução leonística permanente, esquecida por grande parte dos clubes. Retomando os trabalhos, o Governador colocou em pauta, para votação, quatro moções, inclusive a que referendava a candidatura a Vice-Governador, para o próximo ano leonístico, do CL Jorge Fortunato, do LC Casimiro de Abreu, sendo a mais polêmica a que estendia aos Presidentes de Clubes o direito a voz e voto nos CDs. Como não houvesse consenso entre os EGDs presentes, e o debate se tornasse por demais caloroso, acatou-se a sugestão do EGD Luiz Carlos Nunes de que a moção fosse refeita e, posteriormente, reencaminhada em novo Conselho. Para muitos associados, a oposição a este privilégio constituiu-se em um desserviço à causa leonística e motivo de desestímulo. Não podemos nos esquecer, entretanto, que a história leonística nos mostra que, desde a proposição do EPI Sobral, para que as mulheres fossem aceitas como Companheiras Leão, até a Convenção em que o Lions reconheceu o direito de elas se tornarem associadas, muitos anos se passaram. Hoje o Lions Internacional faz campanhas para angariar Companheiras Leão. Certamente o mesmo acontecerá com o voto dos Presidentes de Clubes, pois já temos o exemplo do DLD-1 (Paraná), o primeiro a sair na frente em direção à modernidade. Quem desejar saber mais a respeito do embasamento da moção do LD-1 é só linkar para
http://www.lions.org.br/distritold1/ano_2004_2005/cd/mocaopresirelato.htm

O próximo CD será realizado em São Mateus, Espírito Santo.

Visita do Governador ao LC Cachoeiro de Itapemirim


Neste final de semana, o Lions Clube Cachoeiro de Itapemirim recebeu, em assembléia festiva, a visita do Governador do DLC-11, CL Gumercindo Moura. Vários clubes se fizeram representar, entre eles os clubes da Divisão E-2, capitaneados por seu Presidente, CL Paulo Marques. Por uma deferência especial do Lions Clube Cachoeiro Frade e Freira, o Lions Clube Cabo Frio recebeu o troféu de Delegação Mais Numerosa, com 16 representantes.
Também o Aplions se fez presente, através de seu Presidente CL Laudir Poltronieri Rosa, sua 2ª Diretora Social CaL Rosinha Menezes e pela Presidente do Lions Clube S. Pedro da Aldeia, CaL Carmen Vanilda Biedert. Nas fotos, vemos a entrega do troféu ao Presidente CL Almir Carmona pelo Presidente do LCC Frade e Freira e dos apaixonadíssimos pelo Leonismo, CL Laudir entre as CaLs Rosinha e Vanilda.

domingo, outubro 15, 2006

Ao Mestre, com carinho.

Permitam-me roubar o título de um filme, pois é com muito carinho e admiração que homenageamos a todos os Professores, nas pessoas das CaLs Rute Lemos Mello, Marlene Kury, já aposentadas, mas que marcaram gerações de cariocas e cabofrienses como professoras e em cargos diretivos, e CL Clésio G. Farias, nosso instrutor leonístico, além de professor de economia da Universidade Veiga de Almeida e da Ferlagos, jornalista e atual Secretário Municipal da Fazenda.
O que pensam os alunos de seus mestres? Paulo Fernando Silvestre Junior, um jovem de 14 anos, a quem desde já parabenizo pela inteligência e sensibilidade, filho do CL Paulo Fernando Silvestre, do DLC-2, é um exemplo do que bons mestres podem fazer "com" e "por" seus alunos:
CONSTRUTORES
Por suas mãos passaram engenheiros,
Médicos, políticos, geólogos e advogados.
A carreira não importa agora...
O que importa são vocês:

Construtores de sucesso...

A sua garra permitiu que continuassem
Quando tudo parecia contra vocês.
Com seu amor educaram a criança insegura,
Levando-a à total autoconfiança:

Construtores de líderes...

Sua perseverança mostrou que tudo é possível,
Que a paixão e a lógica podem caminhar juntas,
E a criança sentiu isso, desenvolvendo-se,
Aprendendo a pensar livremente:

Construtores de inteligência...

Integridade sempre esteve presente em vocês,
Transmitindo-se paulatinamente à criança,
Que tornou-se um bom adulto,
Consciente dos seus direitos e deveres:

Construtores de cidadania...

E, com tudo isso e infinitamente mais,
Vocês despertaram em outras crianças,
O sentimento maravilhoso de, um dia,
Tornarem-se professores, como vocês:

Construtores de construtores...


Campanha para o Natal

Dia 14, sábado, oferecemos um chá colonial para 150 pessoas, com sorteio de brindes variados, entre eles conjunto de toalhas de banho, colchas e cortinas doadas pela Casa Veneto.
Como fazemos todos os anos, a renda obtida será endereçada à compra de brinquedos que, juntamente com as roupas confeccionadas pelas voluntárias "Amigas do Lions", comporão os kits de Natal, a serem entregues às crianças atendidas pela Pastoral do Menor de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio.
Na festividade, que começará às 10 horas do dia 19 de novembro, teremos a participação de um recreador e a presença de Papai Noel, terminando a festa com cachorro-quente e refrigerantes.
Parabéns ao CL Edson Lemos e sua DM Sandra, bem como à equipe de voluntárias, pelo belo trabalho social que organizam. Certamente, na reforma da sede comunitária, haverá uma sala especial para as nossas "Amigas do Lions", com espaço para receber mais doações de máquinas de costura.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Feira da Pechincha

Sexta-feira e sábado, dias 6 e 7 de outubro, as Domadoras se reuniram na "feira da pechincha", voltada para o público carente da cidade. Os preços variavam de R$0,50 a R$20,00. Foi um sucesso e era uma alegria quando víamos as pessoas saírem com sacas de roupas, objetos domésticos, sapatos e bijuterias. O dinheiro apurado será dividido, com uma parte para a compra de leite em pó e, a outra, voltada para a campanha de obras na sede comunitária. Em novembro, nova feira será realizada. Desde já, aceitamos doações.

terça-feira, outubro 03, 2006

Jantar das Domadoras

Dia 25 de setembro, na Churrascaria Encantado, o Lions Cabo Frio realizou seu tradicional Jantar das Domadoras, em homenagem a estas incansáveis batalhadoras que acompanham seus Leões na causa do SERVIR. Na foto, vemos a mesa principal, composta pela CaL Vanilda Biedert, Presidente do Lions Clube S. Pedro da Aldeia; a DM Marisa, esposa do tesoureiro CL José Antunes; DM Presidente Nailza, esposa do Presidente CL Almir Carmona; DM Marlene, esposa do secretário CL Antônio Riqueza e DM Lúcia, esposa do Assessor Distrital CL Marcelo Ferreira. Em pé, a CaL Rosinha Menezes, DM do CL Orlando Britto e mestre-de-cerimônias da assembléia festiva.

domingo, setembro 24, 2006

1ª Reunião do Comitê Asessor

Neste domingo, 24 de setembro, a Divisão E-1, sob a presidência de seu Diretor, CL Paulo Marques, do LC Cabo Frio, reuniu-se no Clube de Lions de S. Pedro da Aldeia para a realização do 1º Comitê Assessor deste novo ano leonístico. Recepcionados carinhosamente pela Presidente CaL Vanilda e seu marido e tesoureiro do Clube, CL Werner Biedert, notou-se, apenas, a ausência do Lions Clube Saquarema, que não mandou representantes. O Presidente da Divisão optou por organizar 3 palestras: a primeira delas, do médico cardiologista e gerontologista Dr. Francisco Neto (foto), que discorreu sobre o controle de colesterol e a influência dos exercícios e da alimentação nas doenças coronarianas. Como curiosidade, explicou a estreita relação existente entre o tamanho da cintura de um indivíduo e o risco de qualquer tipo de acidentes vasculares. Afirmou que as mulheres que possuem mais de 80 cm de cintura e os homens, mais de 90 cm, têm mais chance de sofrer enfartes e tromboses. Sob intensos aplausos, distribuiu folhetos explicativos sobre a melhor alimentação para os acima de 40 anos.
Em seguida, o CL Clésio prendeu a atenção de todos com a instrução leonística, ao recordar a nobre figura de Melvin Jones e a fundação do Leonismo, ressaltando a importância de observarmos, com rigor, o protocolo leonístico que, no seu entender, é um dos motivos de crescimento do Lions mundialmente.
Por fim, o Presidente da Região E, CL Jorge Fortunato, teceu comentários sobre as duas palestras anteriores, dizendo-se também um defensor do protocolo leonístico e sendo homenageado pelos Companheiros presentes por haver recebido uma comenda especial da Associação Internacional de Clubes de Lions.
Após a reunião, um suculento churrasco encerrou o evento, em ambiente de alegria e confraternização, tal como se vê na foto abaixo.

terça-feira, setembro 19, 2006

Bibliografia Leonística


Muitos Companheiros Leões têm escrito livros importantes sobre o Leonismo, embora alguns não tenham tido a merecida publicidade. Para aqueles que amam as atividades leonísticas e querem conhecê-las mais a fundo, o Lions Cabo Frio indica a seguinte bibliografia, encontrada na Fundação Armando Fajardo e, pela internet, no site do Disrito LC-2 (tels. (11) 5572-1565 ou através do e-mail zete@fundacaolions.org.br.
"Cartilha do Leão Sabido" -CL Áureo Rodrigues
"Roteiro Leonistico" - CCLL Benedito C. Siqueira de Moura e Merval de Oliveira Melo
"Pequena História do Leonismo Brasileiro" - CL Zander Campos da Silva
"As Leis do Leonismo" - CL Zander Campos da Silva
"Novo Vademecunn de Dirigentes" - Aureo Rodrigues e J.C. Engler de Vasconcelos
"Descobrindo o Leonismo" - Alfeu Nilson Mallmann
"Uma História do Leonismo no Brasil" - Alexandre Campos da Costa e Silva
"Garimpos do leonismo" - Manuel Fernandes da Cruz
"Bússola Leonística" - Vicente Claudio Nunes de Souza e Mª Emílis Moreira Souza
"Cartilha do Leão" - Henrique Alves Pereira Júnior
"Pelos Meandros do Protocolo" - Nelcy Pereira Guimarães

sexta-feira, setembro 15, 2006

O Leonismo no Brasil

A doutrina leonística foi criada nos EEUU, em 1917, por Melvin Jones e trazida para o Brasil, em 1952, por Armando Fajardo, onde encontrou um vasto e receptivo campo para sua aplicação. Para aqueles que não conhecem a extensão do Leonismo no Brasil, este é o mapa do nosso País com as divisões em 4 grandes Distritos Leonísticos Múltiplos, que vão do LA ao LD e que, por sua vez, se subdividem em Distritos simples, numerados aritmeticamente. Assim, temos o Múltiplo LA, subdividido de LA-1 a LA-6, com 286 clubes e 9.924 associados; o LB, subdividido de LB-1 a LB-4, com 220 clubes e 5.355 associados; o LC, com sua divisão de LC-1 a 12, com 591 clubes e 13.043 Leões e, finalmente, o LD,composto pelos distritos LD-1 a LD-9, com 512 Clubes e 12.767 associados, em um total de 1.617 Clubes e 38.089 associados só no Brasil. Estes são números fornecidos pela Associação Internacional de Clubes de Lions e computados até 31/07/2006. Servem como curiosidade e fonte para pesquisa sobre o Leonismo.
Agradecemos, na oportunidade, ao EDI Mauro Werneck e ao CL Marcos Zaparolli por permitirem a utilização desses dados.

Grandes Nomes do Leonismo no Brasil

ARMANDO FAJARDO (in memorian)
Ilustre advogado, com ele iriam ser dados os passos iniciais para a fundação do Leonísmo no Brasil, tal como relata: “às 4:30 horas de uma madrugada chuvosa, assití à comprovação mais evidente do que era o Leonísmo, vendo aquele agrupado de companheiros aguardando toda a noite, minha passagem por Carrasco em um avião com mais de seis horas de atraso. Conversamos animadamente e recebi o convite, que aceitei, de ser o organizador do leonísmo brasileiro.” E eis que é chegada a ocasião: Ano, 1952; Mês, abril; Dia, 16, quarta-feira; Hora, 12:00; Local, Sede Social do Jockey Club Brasileiro, à Avenida Rio Branco, 137/139; Cidade, Rio de Janeiro, capital do país. A partir daí, são dados os primeiros e decisivos passos do leonísmo em terras brasileiras que, ao correr dos tempos, iriam demonstrar quão férteis eram.
Trecho extraído da página 36 de "Uma História do Leonísmo no Brasil" – edição de 1979, da autoria de Alexandre Campos da Costa e Silva.
Armando Fajardo, iria se tornar, por outorga da Convenção Nacional de Salvador, em 1964, no Patrono do Leonismo no Brasil. Cinco anos depois, o Leonísmo Brasileiro punha-se de luto (12/10/1893 - 13/06/1969), lamentando e já sentindo a falta de seu grande realizador.

JOÃO FERNANDO SOBRAL
Em junho de 1976, na Convenção Internacional de Lions Clubes em Honolulu, tornou-se o PRIMEIRO BRASILEIRO E PRIMEIRO SUL-AMERICANO a assumir a Presidência da Associação Internacional de Clubes de Lions, tendo como slogan a frase que marcou época: “Faça Seu Semelhante Sentir-se Necessário”. Sobral, como é conhecido, pertence ao Lions Clube São Paulo Belém.

AUGUSTIN SOLIVA
Agora, para o ano leonístico (julho/1996 a junho/1997) assumia o 2º brasileiro a Presidência da Associação Internacional de Lions Clubes, em Montreal, Canadá, trazendo como tema a construção de parcerias capazes de beneficiar as comunidades no mundo, e estabelecendo a figura de uma ponte como símbolo do entendimento e da união entre os povos e as pessoas.

Tanto o CL Sobral quanto o CL Soliva são, também, figuras proeminentes no Círculo Cibernético Leonístico da Língua Portuguesa, Circlelp, e no Aplions - Apaixonados pelo Lions - entidades Leonísticas virtuais nas quais o Lions Cabo Frio tem representação. Agradecemos ao CL Marco Zaparolli e seu belíssimo trabalho de resgate à memória leonística.

sábado, setembro 09, 2006

Dia do Médico Veterinário



Hoje, 09 de setembro, comemora-se o dia do Médico Veterinário, profissão exercida pelo nosso atual Presidente, CL Almir Carmona, e pela filhote do Diretor de Patrimônio, CL Marcelo S. Ferreira, a Dra. Renata Ferreira. O Médico Veterinário é o principal responsável pela produção e fiscalização da qualidade dos alimentos de origem animal, setor a que se dedica o Presidente Carmona como fiscal federal, e pelo bem estar dos animais de companhia, guarda e estimação, como o faz, com muito amor e integral dedicação, a Dra. Renata. A eles, e a todos os Veterinários do Brasil, as homenagens do Lions Clube Cabo Frio.

domingo, setembro 03, 2006

Setembro: mês das Domadoras

Na foto, um grupo de Domadoras de Cabo Frio, ostentando com orgulho o seu uniforme.
Digam-me, Companheiros, que seria de um Clube de Lions sem essas abnegadas mulheres que, se tecnicamente não são associadas do Clube, na verdade são um de seus esteios? Sempre presentes, tanto nas campanhas quanto nas reuniões, colaboram ativamente com seus maridos na causa do SERVIR e no engrandecimento do Leonismo. A elas, neste mês de flores e temperatura amena, que bem simbolizam a beleza e a doçura de nossas "meninas", a homenagem do Lions Clube Cabo Frio, em forma de um poema feito pela nossa CaL e Domadora Mary Jane, do LC São Gonçalo:

Oração das Domadoras
Bendito sejas, Senhor, porque em nossas almas colocastes o desejo de servir.
Bendito sejas, Senhor, pelo Leão que nos destes como companheiro, para partilharmos de seus ideais.
Faça-nos, Senhor, refúgio para o companheiro cansado, ferido e que seu espírito encontre em nós a tranqüilidade e o alento para reiniciar a luta.
Dá-nos, Senhor, cada vez mais, forças para remover as pedras de todos os caminhos e a humildade sempre presente de sermos heroínas anônimas.
Faça-nos sorrir, Senhor, quando temos vontade de chorar; faça-nos fortes para carregarmos a fadiga dos fracos e estender os braços, ainda que cansados, aos que estão estirados à beira do caminho.
Bendito sejas, Senhor, ainda por sermos vanguardeiras de um grande e sublime ideal:
“Servir”... como Tu serviste!
Amém.
Dm Mary Jane, hoje CaL Mary Jane

sábado, setembro 02, 2006

Baile Beneficente: Lions e a Melhor Idade


Em parceria com o Clube da 3ª Idade Alegria de Viver, o Lios Clube Cabo Frio realizou, no dia 31 de agosto um baile beneficente, com entrada a R$ 5,00 e mais um kilo de alimento não perecível. Apesar do vento frio que assolou a região, conseguimos apurar quase 200 kilos de alimentos, que serão distribuídos a entidades comunitárias. Na foto, os 4 sacos com os alimentos angariados.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Curiosidades Leonísticas

Você sabe quantos Companheiros (as) Leões temos em todo o mundo? Ou quantos clubes? E no Brasil? Sabe qual Distrito reúne o maior número de associados e o maior número de clubes? E no nosso Distrito? Pois estes são os números oficiais até 31 de julho deste ano:
Em todo o mundo há 1.301.460 CLs e CaLs, distribuídos em 45.045 clubes. No Brasil, temos 38.089, em 1617 clubes. O Distrito LC-12 é o que reune o maior número de clubes: 84, mas a maior quantidade de associados encontra-se no Distrito LD-7, com 2.170 sócios. O LC-11 tem 56 clubes com 1.385 associados. Esperamos que os números de agosto sejam bem maiores.

terça-feira, agosto 29, 2006

Dia dos Leos

No dia 28 de agosto comemora-se o Dia dos Leos. No Brasil, o primeiro Leo Club foi fundado em 28 de agosto de 1969, na cidade de Maceió, Estado de Alagoas. O clube patrocinador foi o Lions Clube de Maceió-Lagoa. O clube chama-se "Leo Clube Maceió-Lagoa".Da jaula aberta do Lions Clube Cabo Frio recebam os nossos parabéns e a certeza de que vocês, Leos, são o futuro do movimento leonístico no Brasil.
Quer saber mais sobre os Clubes de Leos? Acesse
"http://www.lions.org.br/lionsbatel/artigos/clubeleo.html"

segunda-feira, agosto 14, 2006

 
DM Presidente Nailza entrega flores e um mimo à Governatriz CaL Nilma. Posted by Picasa
 
Gov. CL Gumercindo Moura discursa, trazendo a mensagem do Presidente Ross Posted by Picasa
 
O Presidente CL Almir, o Governador e sua esposa, Mestre Bodega e as crianças que abrilhantaram a festiva com suas deliciosas músicas. Posted by Picasa